Emoção e dor no sepultamento do pecuarista Raimundo Sousa, pai da pré-candidata a prefeita de Poço Dantas, na região de Cajazeiras
Familiares, amigos e lideranças políticas compareceram ao velório e sepultamento do pecuarista Raimundo Francisco de Sousa (67), falecido sexta-feira (15) na comunidade Bulandeira-zona rural de Poço Dantas-PB, vítima de câncer. Raimundo Sousa foi casado com a professora Rosa Guilherme Estrela de saudosa memória. São seus filhos a professora, vereadora e pré-candidata a prefeita de Poço Dantas-PB pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Maria Eva de Sousa Lira (Eva); o autônomo e locador Francisco César Neto; o comerciante Alexandre Guilherme de Sousa e o ex-conselheiro tutelar, Charles Guilherme de Sousa. O pecuarista Raimundo Francisco de Sousa era primo do saudoso vereador de Poço Dantas e Uiraúna, João Guilherme Estrela (Joca de Duca).
O pecuarista Raimundo Francisco de Sousa disputou uma vaga de vereador pelo PSDB nas eleições de 2004 pela Coligação União de Todos por Amor a Poço Dantas formada pelos partidos PSDB e PFL e que teve como candidato a prefeito na sua coligação o advogado e professor Hélio de Almeida Freitas Machado e como candidato a vice-prefeito Geraldo de França do Nascimento (Geraldo de André).
Raimundo Francisco de Sousa era uma das reservas morais da região. Era muito conhecido, e acima de tudo um homem amigo e muito franco. Sempre pautou sua vida pela retidão e equilíbrio. O pecuarista Raimundo Sousa deixa um belo legado de generosidade, honradez, serenidade, trabalho, perseverança e determinação no enfrentamento da condução dos problemas do cotidiano. O pecuarista Raimundo Sousa foi um homem de traços fortes, um guerreiro. Um homem de respeito, um homem honrado, era dedicado ao trabalho e a sua família. Foi um homem de caráter exemplar. Deixou uma legião de amigos na comunidade de Bulandeira e adjacências, na Vila de Barra de Piabas e região, Poço Dantas, Bernardino Batista, Joca Claudino, Uiraúna, Venha-Ver – RN e São Miguel –RN.
Um homem guerreiro que não se rendia aos obstáculos da vida, muito menos às adversidades do tórrido Sertão Paraibano. Nunca frequentou universidade, mas se formou na faculdade da obstinação e persistência por dias melhores. Raimundo Francisco de Sousa para quem não sabe, era muito mais que um pecuarista, era um líder nato na comunidade de Bulandeira, zona rural de Poço Dantas onde viveu os seus sessenta e sete anos de vida. Investiu na criação de gado, tornou-se um dos mais conceituados pecuarista de Poço Dantas. Deixou um legado de sucesso no ramo pecuário. Assim como a família, a criação de gado era a vida dele..A morte do pecuarista Raimundo Francisco de Sousa consternou profundamente a sociedade poço-dantense e região.
AUTORIDADES POLITICAS COMPARECERAM AO VELÓRIO E SEPULTAMENTO
Estiveram presentes para dar o último adeus a Raimundo Francisco de Sousa o prefeito municipal, José Gurgel Sobrinho; vice-prefeito de Poço Dantas, empresário Thiago Santiago; pré-candidato a vice-prefeito de Poço Dantas, vereador Dedé de Assis; líder político do Distrito de Tanques, Josinaldo Limeira; o ex-prefeito Itamar Moreira; líder político do Distrito de Tanques, Josinaldo Limeira; o vice-prefeito de Bernardino Batista, Francisco de Assis Gomes (Assis de Franquim); ex-vereador de Bernardino Batista, Neco Batista; vereador de Bernardino Batista, Bastim Estrela; vereador de Joca Claudino, Expedito Leite; vereador Tutinha; vereador Mardônio Ferreira; ex-primeira-dama, Consola Santiago; pré-candidato a prefeito de Venha-Ver-RN,José Célio Chaves de Lima; pré-candidatos a vereador pelo PSB de Poço Dantas.
Ainda estiveram presentes o empresário Azarias Duque de Abrantes/Erivan Barreto;José Duque/Necy Abrantes; médico Ramon Barreto de Abrantes/Jéssica Abrantes; comerciante Dedé de Odilon/defensora pública Dra. Damy Almeida Machado; advogado, jornalista e servidor público, Abdias Duque de Abrantes; estudante de medicina Higor Barreto de Abrantes; comerciante Ananias Duque de Abrantes; Carlos Lira, esposo da vereadora Eva; diretora da Escola Estadual, José Nilson Santiago de Poço Dantas, professora Virlene Muniz Baltazar; comerciante Teodoro Guilherme; Gilma Abrantes; comercisnte Gilda Abrantes; professora Erivalda Paulina Deniz; Gildete Abrantes; Acilon Duque/Corrinha Moreira; matriarca Tereza Vieira; Iza Guilherme; Rosineide Guilherme Estrela; Elza Guilherme, Iracema Guilherme, comerciante Noesia Estrela; Vanduir Machado/Nilza Guilherme; Gineide Abrantes; Adonias Abrantes/ conselheira tutelar de Vieirópolis-PB, Aparecida Oliveira; Georgia Abrantes; Josefa Gulherme; Nino Sousa; professor Keyller de Sousa Josias; professora Kalliny Aretuze de Sousa Josias; professora Lúcia de Joca de Duca; Domingos Sousa/Maria José Sousa, Manoel de Horácio e demais parentes e amigos. Na sexta-feira à noite, às 21h30, foi celebrada uma missa na residência do falecido presidida pelo padre César Pamplona e auxiliada pelo seminarista Júnior Xavier Guilherme.
Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604