O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) é cotado pela imprensa nacional para assumir o Ministério do Planejamento do Governo Temer, cargo ocupado interinamente por Dyogo Oliveira, desde a saída conturbada do senador Romero Jucá (PMDB-RR), em maio de 2016.
Matéria da Folha de São Paulo deste domingo, revela que a permanência de Dyogo no cargo depende do apoio de Jucá, líder do Governo no senado. Lira, que é cotado para substituir Romero na liderança do PMDB, pode ser ‘acomodado’ como ministro para a ascensão de Renan Calheiros (PMDB-AL) a posição de líder.
Ainda segundo o jornal, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) pode assumir o ministério da Saúde, em substituição a Ricardo Barros (PP-PR), que não vem agradando o Governo. Já especulado na última semana, Ribeiro também poderia assumir a Liderança do Governo no lugar de André Moura (PSC-SE).
A série de especulações surge, pois, a partir de fevereiro a Câmara dos Deputados e o Senado iniciam as eleições para definição de seus presidentes. As escolhas interferem nos nomes dos ministérios devido a rearranjos com aliados.
Da Redação com Wscom e informações da Folha de S. Paulo