Cidades

Cachorrada toma conta das ruas e preocupa moradores de São José de Piranhas

cãesO cenário que você está vendo foi registrado pela reportagem do portal RADAR SERTANEJO na Rua Inácio Lira, bem no centro comercial de São José de Piranhas. Os cachorros andam em matilhas, invadindo os espaços públicos e até causando algum receio a quem se depara com tamanha quantidade desses animais.

- PUBLICIDADE -

Somente nesse flagrante foram encontrados 12 cães em calçadas de estabelecimentos comerciais. E o número de cachorros abandonados só cresce na cidade. A aposentada Neusa Gomes, 75 anos, disse que coloca o lixo na calçada à espera do carro para fazer a coleta, mas a cachorrada ‘espatifa’ procurando por comida.

Porém, o caso mais preocupante é o risco de doenças, já que os animais não são vacinados como deveriam. Infelizmente, nestas condições, estes animais se tornam uma ameaça real para crianças, adultos e idosos. Principalmente agora no período das chuvas, com o aumento de mosquitos que podem picar o cachorro e depois os humanos. Uma das doenças mais temidas é a raiva.

Falta de fiscalização

A prefeitura de São José de Piranhas não tem um órgão que fiscalize abandono e que recolha animais das ruas. É preciso que a gestão municipal procure alternativas, urgente, para resolver essa situação. Esses animais precisam ser retirados das ruas e colocados em um lugar apropriado, sem maus-tratos e com acompanhamento de médico veterinário.

dúzia
No flagrante, 12 cachorros deitados em calçadas de estabelecimentos comerciais no centro da cidade.

Além disso, a Prefeitura precisa fazer uma campanha de conscientização para que a população pare de abandonar animais nas ruas. O poder público não pode mais fechar os olhos diante dessa problemática que se arrasta desde a administração passada.

A prefeitura tem o dever de adotar as providências necessárias, recolher a cachorrada, depois orientar e punir as pessoas que não cuidam da forma correta dos seus animais e abandonam nas ruas.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta