Destaque 2Policial

Operação da PRF no Sertão apreende 56 veículos e prende três pessoas

As estatísticas de acidentes envolvendo motocicletas vêm provocando preocupação à PRF (Foto: Divulgação-PRF/PB)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta final de semana no Sertão paraibano, 56 veículos por apresentar alguma irregularidade; do total, 52 eram motocicletas.  Três motoristas foram presos. A Operação ‘Duas Rodas’ aconteceu nos municípios de Patos, Santa Luzia, Condado, Malta e Santa Terezinha e durou três dias (de sexta-feira até a noite de domingo).

- PUBLICIDADE -

Em apenas três dias de trabalho diversas irregularidades foram verificadas e 227 autos de infrações foram extraídos. A maioria por dirigir inabilitado e a falta do uso de capacete. Além disso, foram feitos 71 testes de bafômetro, onde 13 condutores acabaram autuados.

A ação faz parte do calendário anual de operações da PRF e tem como objetivo retirar de circulação os condutores imprudentes como também intensificar a fiscalização de veículo duas rodas por conta do período carnavalesco.

As estatísticas de acidentes envolvendo motocicletas vêm provocando preocupação à PRF, devido o grau de letalidade. Em 2016, mais de 44% dos óbitos registrados nas rodovias federais que cortam a Paraíba foram decorrentes de acidentes envolvendo veículos de duas rodas. As estatísticas mostram também que 38,5% % dos acidentes registrados no ano passado, pelo menos um veículo envolvido era motocicleta ou ciclomotor.

Os trabalhos de fiscalização à veículos duas rodas estão tornando-se parte indispensável no planejamento das ações de operações da PRF. O chefe da Seção de Policiamento e Fiscalização da PRF na Paraíba, Eduardo Guimarães, afirma o porquê desta necessidade. “As estatísticas revelam uma realidade cada vez mais cruel, onde pessoas, na maioria de jovens, perdem a vida no trânsito por negligenciarem as regras mais elementares de circulação e segurança. E este público compõe justamente os usuários de veículos duas rodas”, pontuou o Guimarães. Ele disse ainda que é por conta desta realidade que operações como estas continuarão a acontecer em vários pontos da Paraíba ao longo do ano.

Redação com Assessoria e Click PB

Deixe uma resposta