Créditos de R$ 390 mil do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) estão sendo destinados exclusivamente para mulheres titulares dos lotes em Sousa e Aparecida, Sertão da Paraíba. Ao todo, 130 famílias do Assentamento Nova Vida I devem ser beneficiadas com R$ 3 mil cada uma.
O dinheiro é voltado para a implantação de projetos produtivos nos lotes do assentamento que faz parte do Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa (Pivas). Ações conjuntas vão ser realizadas entre o Incra e as prefeituras das cidades.
Os servidores dos municípios vão ser capacitados para atuarem nas áreas de reforma agrária e as estradas do assentamento Nova Vida I vão ser recuperadas para melhorar a mobilidade das famílias e o escoamento da produção.
O crédito destinado para as 130 famílias faz parte do Fomento Mulher. A região de 1.007 hectares entre as cidades de Aparecida e Sousa se tornou assentamento em 11 de fevereiro de 2011 após portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). Na região, alimentos, cabeças de gado e algodão são produzidos.
G1 PB