Cidades

Prefeito inaugura reforma e reabre Hospital de São José de Piranhas; a Policlínica também ganhou melhorias

Chico Mendes, Dr. Brasileiro e Genycoeli antes do descerramento da placa.

Ao lado de médicos, vereadores, secretários e outras autoridades, o prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes, inaugurou, na tarde deste sábado (23/09), a reforma, municipalização e reabertura das novas instalações da antiga Fundação Hospitalar, que agora passa a ser chamada de Hospital Municipal Dr. Oséas Alves Mangueira, em homenagem ao médico que fez história no município e região. Foram nove meses de angústia, ansiedade e espera, mas valeu apenas esperar.

- PUBLICIDADE -

Desgastada pelo tempo e a escassez de recursos, que só faziam diminuir a cada ano, a unidade de saúde não apresentava mais condições e estrutura adequada para o atendimento médico da população. O hospital passou por uma reforma geral em todos os seus setores.

Com a reforma, o hospital ganhou um novo piso, climatização completa, foram refeitos os sistemas hidráulico e elétrico, placa de identificação, aquisição de novos equipamentos e colocou em condições de funcionamento a sala de cirurgia, consultório médico, leitos, berçário, sala de parto, de emergência, cozinha e lavanderia.

Em discurso, o prefeito Chico Mendes fez um panorama de toda a questão burocrática para o processo de municipalização do hospital e parabenizou o médico, Dr. Brasileiro, pelo ato de grandeza em passar a casa de saúde para o Município. “Esse hospital faz parte da vida de Brasileiro e da família dele, ao longo desses 43 anos de existência”, disse o gestor. Mendes afirmou que recebeu o hospital sem nenhum débito trabalhista ou com fornecedores.

O prefeito revelou também que está esperando a verba de uma emenda parlamentar de um deputado federal, no valor de R$ 500 mil, para investir em melhorias no hospital.

O médico Brasileiro, emocionado, fez um breve histórico da unidade, que foi criada como uma fundação (entidade filantrópica) no governo militar e que recebia recursos para atender pacientes de toda a região. Segundo ele, ao longo de mais de quatro décadas, todas as outras fundações existentes no Brasil, iguais a Fundação Hospitalar de São José de Piranhas, entraram em declínio e fecharam as portas por falta de recursos, porque as políticas governamentais e de distribuição de recursos mudaram. Com isso, ele refletiu, consultou todos os familiares e chegou a uma conclusão que não seria mais viável tocar o funcionamento daquela entidade, porque não recebia mais recursos para o funcionamento. E por isso, decidiu passar para o Município, após a autorização da câmara de vereadores.

Veja fotos da solenidade

Segundo a secretária de saúde, Dra. Ana Paula, o hospital passa a funcionar com equipe de profissionais e plantão médico 24 horas nos feriados e finais de semanas e durante a semana com médico de 19 horas às 7 horas da manhã. Durante a semana, em dias normais, a população pode contar com plantão médico em todos os 10 Postos de Saúde do município, seis na cidade e quatro na zona rural. Além do atendimento na Policlínica Romeu Menandro Cruz, inclusive, com o “médico das buchudinhas”, Dr. Oscar Sobral, que realiza atendimento nos sábados.

VEJA TAMBÉM:

Melhorias na Policlínica

Antes da solenidade no hospital, também foi realizada a entrega de melhorias para a Policlínica Romeu Menandro Cruz. Lá, a prefeitura fez a aquisição de materiais para a sala de fisioterapia, equipamento para destilação de água, implantação da placa de identificação, algumas adequações, entrega de dentaduras, além de cadeiras de rodas para crianças carentes. (veja na galeria de fotos)

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta