A prefeitura de São José de Piranhas, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira, dia 30 de outubro, um evento em praça pública, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento teve como palestrantes as enfermeiras da estratégia de saúde da família: Maria Isabel Cavalcanti e Fernanda Leite, além de Iacira Sobral, que emocionou os presentes com sua experiência de vida, relatando os desafios que enfrentou para vencer a luta contra o câncer.
O evento contou, ainda, com a presença da secretária de saúde, Ana Paula Cavalcanti, as coordenadoras de saúde e Agentes Comunitários de Saúde.
Todo o mês de outubro foi dedicado a atividades de promoção, prevenção e rastreamento, houve ações nas unidades básicas, ultrassonografias mamárias realizadas na policlínica e as ações serão encerradas, nesta terça-feira (31), com mamografias atendendo o público-alvo de mulheres com idade entre 50 a 69 anos.
O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres em todo o mundo. É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início. Não há uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.
Veja mais fotos
Na luta contra a doença, a prevenção é tão importante quanto o tratamento, por isso, a Secretaria de Saúde de São José de Piranhas, participa ativamente do Movimento Outubro Rosa, com uma campanha de conscientização a prevenção e combate ao câncer de mama. Embora possa ser um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar a chance de enfrentamento da doença. A informação pode salvar vidas.