Cidades

Prefeitura de Cajazeiras e IFPB firmam parceria que visa direcionar o jovem aluno ao mercado de trabalho

Parceria entre prefeitura de Cajazeiras e IFPB visa colocar jovem estudante no mercado de trabalho.

Com o objetivo de direcionar o jovem estudante ao mercado de trabalho e expor a prática de seu campo de estudo em situações reais, por meio do Programa de Desenvolvimento do Estágio – PDEE a Prefeitura Municipal e o IFPB, campus de Cajazeiras, firmaram uma parceria que visa atender estudantes de educação superior, educação profissional, ensino médio técnico, educação especial , na modalidade profissional da Educação de Jovens e Adultos.

- PUBLICIDADE -

A parceria foi firmada na manhã dessa terça-feira (06), quando estiveram representando a edilidade municipal: o secretário de administração o Thyago Macambira, e o gerente municipal de Convênios, Márcio Torres,  e o IFPB no ato representado pelo o seu coordenador de Estágio Emerson, além de Abinadade e Jailton, ambos professores e coordenadores do curso de eletromecânica. Vale salientar, que a prefeitura municipal de Cajazeiras, já tem convênio com a instituição para estágio, porém, a criação do PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO – PDEE, vai possibilitar mais espaços para os estudantes desenvolver seu aprendizado.

A gestão municipal acredita que atualmente o estágio e a forma mais dinâmica de inserção de jovens estudantes, sem experiência alguma no mercado de trabalho, em situações reais de aprendizado supervisionado. O programa de estágio tem o objetivo de proporcionar a formação do educando, mediante a aprendizagem de competências (práticas) próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, possibilitando seu desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.

Conforme a Lei Federal 11.1788/2008 o estágio poderá ser obrigatório (não remunerado) ou não-obrigatório (remunerado com bolsa de complementação educacional), conforme determinação das diretrizes Curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
Para saber mais informações sobre o estágio obrigatório (não remunerado) acesse o link da PMC. ( que logo estará com o programa PDEE, para consulta)

No estágio não-obrigatório (remunerado com bolsa de complementação educacional) o período máximo de duração do estágio é de um ano, durante os quais os educandos recebem bolsa de complementação educacional, auxílio-transporte, e seguro contra acidentes pessoais.

Condições para a inscrição no PDEE

O Programa de Desenvolvimento do Estágio – PDEE recebe inscrições de estudantes, que estudem em instituições de ensino, que tenham convênio com a prefeitura, com idade mínima de 16 anos, e que estejam regularmente matriculados e frequentes em suas instituições de ensino.

Poderão ter acesso preferencial às vagas, os candidatos beneficiários de programas sociais realizados pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, o que deverá ser informado no momento da inscrição.

O estudante deficiente que desejar ingressar no PDEE deverá comprovar tal condição por meio de laudo médico específico. A comprovação de deficiência mediante laudo médico, assegurará apenas a prioridade na convocação para o processo seletivo.

Esse é o primeiro passo que daremos, em prol da inserção do jovem no mercado de trabalho, a segunda etapa é expandir o programa junto ao setor privado de Cajazeiras, onde há índices, e projeções de crescimento no campo de serviço altistíssimos. Frisou o secretário de Administração o Sr. Thyago Macambira.

Então não podemos pensar numa Cajazeiras melhor, se obrigarmos os nossos jovens, recém formados a procurar condições de trabalho em outras localidades, frisou o secretário de Fazenda Pública José Jesus Maureia Martinez, um dos idealisadores do projeto.

Ainda está previsto, dentro do PDEE, fomentar entre os discentes com apoio dos orientadores, desenvolver um plano de diagnóstico, identificando as necessidade do sistema produtivo local, e assim podendo elaborar um plano de estágio focado na problemática de determinado setor, e assim para que melhor possa suprir as empresas locais, dentro do horizonte de conhecimento acadêmico do curso, que o aluno curso e que vai de certa forma estreitar o laço entre oferta de mão de obra qualificada, e demanda por essa mão de obra especificamente, então pensamos no PDEE, de forma a atender os problemas locais, com conhecimentos globais, complementa o Gerente de Convênios  Márcio Torres.

Ainda trabalha-se, um arranjo onde pudesse o PDEE, promover a união, dentro da própria instituição de ensino, de discentes de vários cursos, formando assim, uma incubadora de soluções. Onde a empresa, traria seu problema e os alunos elaborariam um plano de ações, e assim uniria alunos do curso Administração de Empresas com alunos do curso de arquitetura, por exemplo, e abriria um horizonte á mais na perspectiva de trabalho, como profissionais liberais depois de formados.

A união de forças, e competências pode fazer toda a diferença, no futuro dos formandos. Por exemplo, o administrador de empresas, tem competências que somadas com as competências do nutricionista, assistente social etc, aumentaria a oferta de serviço qualificado, melhor atendendo as necessidades do sistema produtivo local.

Pessoas Jurídicas e Profissionais Liberais, podem contratar estagiários.

Cada vez mais, cresce a aceitação pelo meio empresarial desta forma de contratação, devido ao interesse de aprendizado pelos jovens, que buscam conhecimento profissional e encontram neste programa a porta de entrada para o futuro profissionalismo.

Embora os índices de crescimento de vagas seja expressivo, ainda existe uma carência para absorver todos os jovens que necessitam deste mecanismo de inserção, por isso a preocupação da gestão do município na formatação desse arranjo, que só trará benefícios.

Estimativas apontam que 70% do publico estudantil, encontra dificuldades para se inserir no mercado de trabalho, desta forma até impossibilitando a continuidade dos estudos.

No Ranking dos cursos que mais possuem vagas em aberto, destacamos:

1 – Administração de Empresas;

2 – Ciências Jurídicas e Sociais – Direito;

3 – Sistemas de Informação;

4 – Comunicação Social;

5 – Assistência social;

6 – Educação Física;

7 – Ensino Médio ( 2◦ Grau);

8 – Técnico de Nível Médio;

9 – Engenharias;

10 – Cursos ligados a Área da Saúde.

Ao conseguir sua oportunidade através da PDEE valorize ao Máximo a sua condição de aprendizado, entendendo que será muito importante para seu futuro profissional.

Pesquisas apontam que mais de 70% dos estudantes ao concluir o período correspondente em contrato de estagio, são efetivados na respectiva unidade concedente.

 

Secom CZ

Deixe uma resposta