O amanhecer deste sexta-feira (16), foi comemorado por moradores do Sertão Paraibano. Acompanhada por relâmpagos e trovões, uma forte chuva – que começou na madrugada – se estendeu por boa parte da manhã e registrou um bom volume pluviométrico, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).
O temporal que começou durante a madrugada deixou sítios e ruas alagadas. Só em janeiro choveu cerca de 71mm na cidade de Patos.
Em Cajazeirinhas e Catingueira, o volume de água da chuva atingiu 40 mm em cada município. Também choveu muito nos municípios de Emas (37,7 mm), Bonito de Santa Fé (33 mm), Santa Terezinha (30,5 mm) e São Bentinho (29,7 mm).
Duas cidades do Sertão da Paraíba que registraram o menor volume de chuvas foi Cachoeira dos Índios com 1,5 mm, Cajazeiras, com 1,3 mm, de acordo com o registro no posto do Açude Lagoa de Arroz.
Volume dos açudes
Com as chuvas, o Açude Engenheiros Ávidos, em Cajazeirinhas, aumentou o volume para 8.130 m³. No entanto, não foi o suficiente para sair da situação crítica. Em Cajazeiras, o Açude Lagoa do Arroz permanece em observação, com um volume de 4.813.340 m³
A previsão que deve continue chovendo durante a tarde e a noite desta sexta-feira (16) no Sertão da Paraíba, mas com chuvas isoladas e nebulosidade variável.
Ainda segundo a Aesa, o Nordeste enfrenta uma instabilidade climática decorrente da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o sistema responsável pelas chuvas na Zona Norte da região.
Por Ismênia Salviano
Radar Sertanejo