Na manhã desta quarta-feira (28), o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, lançou, o projeto “Crotalária Nota 10 – a Natureza contra o mosquito Aedes Aegypti”, que busca controlar a infestação do mosquito da dengue, através de uma planta que atrai o seu predador.
O prefeito José Aldemir destacou a importância do trabalho realizado pela equipe da Saúde do município, através dos agentes de endemias, que conseguiram diminuir altos índices de casos de dengue em relação a 2016.
A secretária de Saúde, Paula Frassinete, explicou a importância do projeto: “Nós estamos obstruindo essa camada que protege do calor intenso. Isso traz problema seríssimo para a população. Vocês já imaginaram o que é você ter uma matéria orgânica, porque isso é um combate orgânico, é uma planta que não está trazendo prejuízo nenhum para a flora, fauna e muito menos para o planeta? Nós temos que fazer o combate com responsabilidade, sem agredir a natureza. A Crotalária tem essa função. Ela quebra essa cadeia reprodutiva do mosquito da dengue”.
A Secretária Dra. Paula explicou ainda, que é preciso todos ficar vigilantes, pois, estamos no período de chuvas, e é nessa época que o mosquito se prolifera.
O papel da Secretaria de Saúde será o de mapear e coordenar o projeto, objetivando expandir a plantação da crotalária e instruindo a população através dos Agentes de Endemias. Já a Secretaria Executiva de Meio Ambiente adquiriu 30 mil sementes da crotalária e será responsável pela distribuição e fabricação de mudas.
O que é a Crotalária?
A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco.
Por Ismênia Salviano
Radar Sertanejo