O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente Alice Carneiro (Cendac) realiza, a partir desta terça-feira (8), às 18h, a sétima edição da Feira das Mulheres Artesãs da Paraíba, no pátio da PBTur, em João Pessoa. A abertura será realizada pela banda da Polícia Militar da Paraíba.
A feira deve reunir cerca de 200 artesãs de diversas cidades do estado até a próxima quinta-feira (10). “O Cendac, desta forma, contribui para o fortalecimento da economia na Paraíba, fator importante para erradicação da pobreza. As mulheres dão uma cara nova ao mundo da produção artesanal e ao empreendedorismo. O talento e a capacidade criadora produzem novos arranjos, recriam a sua capacidade multifuncional e as projetam no mercado da produção brasileira do artesanato”, ressalta a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.
Este ano, a Feira das Mulheres Artesãs da Paraíba conta com uma novidade: a participação das escritoras paraibanas Letícia Palmeira, Anna Apolinário e Mayara Vieira. Elas participarão da roda de conversa “Mulheres produzindo palavras e sons”, em que apresentarão suas obras e a produção literária na Paraíba feita por mulheres.
Além das escritoras, haverá um momento musical, com a participação do trio de forró Os Fulanos e da cirandeira Vó Mera.
“Em todos os anos em que a feira foi realizada, o Cendac promove debates sobre o combate à violência contra a mulher, e contará nos estandes com serviços de informação e delegacias especializadas das mulheres e do idoso”, informa Valquíria Alencar.
A Feira de Mulheres Artesãs da Paraíba chega à sua sétima edição em maio, mês que se celebra o Dia das Mães e das Noivas. A feira promove a arte e o talento das mulheres e potencializa a sua autonomia econômica e a cidadania das artesãs de diversos municípios paraibanos.
Estarão presentes na Feira artesãs das cidades de Areia, Alagoa Grande, Araruna, Bayeux, Boa Vista, Caaporã, Cabedelo, Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Campina Grande, Guarabira, Ingá, João Pessoa, Lagoa Seca, Mamanguape, Nova Palmeira, Patos, Picuí, Pitimbu, Pombal, Queimadas, Santa Rita, Santa Luzia, São Bento, São João do Cariri e Serra Redonda.