Os famosos “gatos” são responsáveis por um grande volume de energia desviado todos os anos. E para combater essa prática, a Energisa com apoio da Polícia Civil e do Instituto de Polícia Científica (IPC), realizou nesta quinta-feira, 10 de maio, uma grande operação na cidade de Catolé do Rocha, Sertão do estado.
Segundo o gerente do Departamento de Combate a Perdas (DECP), Felipe Costa da Silva, a ação foi programada após o centro de inteligência no combate a perdas de energia, da Energisa, identificar um elevado índice de furto de energia na região. “Cerca de 13 equipes da concessionária atuam integralmente nesta ação que já efetuou 5 prisões”, conta Felipe. Conforme previsto no Código Penal, Art. 155, o furto de energia é crime e o responsável pode ser condenado a até oito anos de cadeia.
Importante ressaltar que o consumidor regular também é prejudicado com a prática dos ‘gatos’, pois parte do valor roubado é acrescido diretamente na tarifa mensal. Além do prejuízo financeiro, o consumidor pode ter a qualidade do fornecimento de energia prejudicada, já que a rede não foi dimensionada para suportar gambiarras podendo causar incêndios e choques elétricos. O cliente pode e deve denunciar, de forma anônima, furtos de energia, através dos 0800 083 0196, site e aplicativo Energisa On.
Com assessoria