Quantidade de “apadrinhados” já ultrapassa 40% na folha de pessoal da Prefeitura de Monte Horebe
A Prefeitura de Monte Horebe tem 244 funcionários em seu quadro funcional. O dado foi divulgado pelo Sagres do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) referente ao mês de abril. Porém, 98 cargos são ocupados por “servidores comissionados” e “prestadores de serviços” que não têm qualquer vínculo com a administração pública municipal.
Trocando em miúdos, 41% do quadro funcional é formado por “apadrinhados políticos” do prefeito Marcos Eron (PMDB) ou por indicação de seus aliados, ao serem nomeados ou mantidos sem concurso público como determina a Constituição.
Mesmo com o projeto de um concurso público encalhado que já deveria ter sido feito e se arrasta por quase 3 anos, a Prefeitura de Monte Horebe adota uma prática bastante comum entre alguns gestores que procuram ‘driblar’ a Lei, ao contratar de forma indiscriminada em nome do “excepcional interesse público”. As contratações vão de agentes de saúde, professores, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais de outras áreas da saúde.
MONTE HOREBE
Percebe-se desta forma, que o prefeito de Horebe está na lista dos gestores que ainda não atenderam a recomendação do Ministério Público, que determina que as prefeituras paraibanas que estejam na mesma situação realizem concurso público. Pelo andar da carruagem, o prefeito horebense poderá fazer como muitos prefeitos fazem. Deixar para realizar o certame somente nos “40 minutos” do segundo tempo do seu mandato para que os aprovados sejam convocados somente na próxima gestão municipal.
Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo