A Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), por meio da Diretoria de Recursos Minerais e Hidrogeologia (DRMH) desenvolve o programa de perfuração de poços artesianos em todas as regiões da Paraíba. Desde o ano de 2011 foram perfurados 2.557 poços. O programa atende a uma população de 58.848 pessoas, além de animais com a oferta de água. Em 2018 já foram perfurados cerca de 300 poços em todo o Estado. O investimento é de R$ 22.714.000, oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep) e do Tesouro Estadual.
Segundo o diretor de Recursos Minerais e Hidrologia (DRMH/Seirhmact), Marcelo Falcão, a ação que foi implementada nos últimos sete anos objetiva proporcionar acesso a água em comunidades rurais e urbanas, com dificuldades no acesso ao abastecimento de água. “A solicitação para perfuração de poços é encaminhada à Seirhmact por entidades de classes, tais como associações, assentamentos, quilombolas, comunidades rurais de modo geral e até de algumas comunidades urbanas que passam por dificuldade de abastecimento de água”, explicou Marcelo Falcão.
A partir da solicitação feita à Seirhmact, a DRMH envia equipe técnica para efetuar a visita de campo para realizar teste de vasão, objetivando verificar a capacidade de exploração do poço. Após a perfuração, é feita a instalação do equipamento para captação da água, que pode ser eletrobomba ou cata-vento.