A Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, em parceria com o CRAS– Centro de Referência de Assistência Social e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, realizou na tarde desta quarta-feira (26), uma palestra ministrada pelo psicólogo do CRAS, Arnaldo Mendes Holanda, alusiva ao “Setembro Amarelo” – mês de prevenção ao suicídio, que foi realizada no Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos.
O profissional buscou orientar os pais dos usuários do SCFV, sobre as principais causas do suicídio. Aproximadamente, cerca de 60 pessoas participaram do evento.
De acordo como psicólogo, a palestra teve como principal objetivo alertar os pais e jovens sobre os sintomas que podem vir a levar uma pessoa ao suicídio, lembrando que “Depressão não é frescura”, que a pessoa precisa de ajuda, e que passando por qualquer sinal de alerta procurar ajuda profissional e não o isolamento.
Os pais interagiram e debateram o tema com o psicólogo, que ressaltaram a importância do convívio familiar. “É preciso que a família participe mais da vida da pessoa. O isolamento pode provocar diversas doenças, dentre elas, a depressão, podendo levar ao suicídio”, disse.
O evento contou com a presença da equipe da Secretaria de Trabalho e Ação Social, do CRAS e do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Ao final foi servido um lanche a todos que estavam presentes.
Assessoria de Imprensa