CulturaDestaque 2

Funesc inicia terceira semana da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’

Imagem divulgação

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) inicia, nesta segunda-feira (18), a terceira semana da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’. O projeto é fruto de um edital criado em virtude da pandemia do novo coronavirus (COVID-19), que contemplou mais de 100 artistas paraibanos para apresentações gravadas em vídeos, durante o período de isolamento domiciliar. A terceira semana, que acontece de 18 a 24 de maio, traz 17 vídeos de diversas áreas intercalando entre formações e apresentações, com o domingo da criança.

- PUBLICIDADE -

A programação do Meu Espaço é exibida através do canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov), em quatro sessões semanais com duas horas de duração cada, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, a partir das 17h. São produtos audiovisuais nas mais diversas áreas e de vários municípios paraibanos. Após as transmissões, todo o material fica disponível para quem perder a estreia ou quiser assistir maratonando. A sessão de estreia aconteceu no dia 6 de maio e desde então já são mais de 12 mil visualizações no canal.

Aos sábados, sempre a partir das 17h, acontecem as lives transmitidas pelo perfil da Funesc no Instagram. São momentos de interação entre artistas participantes do projeto e público. A mediação é feita por integrantes da equipe da Funesc e cada artista tem um tempo para falar sobre o trabalho apresentado.

O projeto também conta inclusão social com interpretação em libras em boa parte dos vídeos, garantindo acessibilidade ao público surdo. Para cumprir essa missão conta com a presença do intérprete Nemu Lima.

Terceira semana – A programação começa com a videoaula ‘Realizando Videoclipes, vídeo-performances e vídeo-arte’ ministrada por Ana Moraes. Em seguida, entra no ar ‘Repente ao som da viola’, com Levi Bezerra. Na sequência, será exibido o curta ‘Todos os ritmos por dentro’, Bruna Guido e Kaline Menezes. Para fechar o dia, ‘Beco sem saída’, com Jack Keysy.

Na quarta-feira, o primeiro vídeo traz uma videoaula de maquiagem artística, com Naiara Cavalcanti. Ainda na linha de formação a programação do dia apresenta uma aula de desenho com Horieby Ribeiro. A diversão fica por conta da esquete ‘Boxe’, com Rodrigo Soares (Palhaço Ditinho, do Circo das Estrelas). Na sequência, será exibido ‘Poesia Marginal: o grito de luta e sobrevivência!’, com o poeta Comum. A noite fecha com o musical ‘In-cômodo’, de Lucas Dan.

A sexta-feira começa com ‘Dança do ventre em casa’, aula ministrada por Kilma Farias. Em seguida, será apresentado ‘Eu, Laércio’, com Leandro Nobre Fialho. A noite finaliza com duas apresentações de música: ‘Sons para reza’, com Felipe Ceará e ‘Palco-templo-casa’, com Elon.

O domingo da criança será aberto com a videoaula ‘Confecção de adereço para palhaço’, com Pedro Marques. Na sequência, serão exibidas duas contações de história: ‘O reino encantado das histórias de Trancoso’, com Daiana Targino e ‘O menino que virou mestre de capoeira’, com Djavan Cayman. A noite fecha com o vídeo ‘Teatro de qualquer coisa’, com Enrique Castillo.

Sinopses – Meu Espaço: Compartilhando Cultura – Semana 3

18/05 – SEGUNDA

17h – Videoaula: Realizando videoclipes, video-performances e vídeo-arte

Ana Moraes – Cinema – João Pessoa

Sinopse: [Dir. Ana Moraes, vídeo aula, cor, 60’, João Pessoa, PB, 2020] – Ana Moraes compartilha um pouco de suas experiências de trabalho na realização de vídeos musicais, performances e arte. Em sua caminhada como produtora audiovisual conseguiu realizar alguns clipes de baixo orçamento que viralizaram no mercado da música, como Open Bar da Pabllo Vittar, Calor da Rua da Francisco el Hombre, Todxs Putxs da Ekena, entre outros, e também de artistas paraibanos como Abril da banda Fôrra, Guerreira de Lança de Luana Flores, Furtacor e Catavento de Nathalia Bellar, Farinha de Pó de Estrela d’Os Fulano.

Ficha técnica – Direção, captação de imagens, edição: Ana Moraes

Redes sociais:

Facebook: Ana Carolina Moraes

Instagram: @aanamoraes

18h15 – Repente ao som da viola

Levi Bezerra – Culturas Populares – Monte Horebe

Sinopse: Vídeo gravado na residência do artista Levi Bezerra usando apenas a voz e a viola. No vídeo constam três gêneros da cantoria: sextilha, mote em decassílabo e coqueiro da Bahia. Com apoio técnico de Damião Silva.

Ficha técnica – Criação, Imagens, Edição, Finalização: Levi Bezerra / Apoio técnico: Damião Silva

Redes sociais:

Facebook: Levi Bezerra

Instagram: @poetalevibezerra

18h45 – Curta Todos os ritmos por dentro

Bruna Guido e Kaline Menezes – Cinema – Campina Grande

Sinopse: [Dir. Bruna Guido e Kaline Menezes, Ficção, Preto&Branco, 9’12’’, Campina Grande, PB, 2020] – Distantes devido à quarentena, Raquel descobre que sua namorada saiu para encontrar outra pessoa. No ápice da discussão, a internet cai e Raquel se vê sem opções a não ser lidar com seus sentimentos.

Ficha técnica – Direção: Bruna Guido e Kaline Menezes

Redes sociais:

Facebook: Bruna Guido

Instagram: @raesjoanel

19h – Beco Sem Saída

Jack Keysy – Dança – João Pessoa

Sinopse: Performance inspirada nas obras artísticas de Silvio César (1971) e Chorão (2007), onde a artista procura vincular as letras dos poetas ao cenário no qual o Brasil e o mundo atualmente se encontram. Trabalho desenvolvido em tempos de quarentena, portanto revela o estado físico e mental da intérprete-criadora, presa em suas próprias fragilidades e questionamentos internos, capazes de ensinar como silenciar a voz e falar através do corpo.

Ficha Técnica – Criação e interpretação: Jack Keysy / Trilha Sonora: DJ Lhero

Redes sociais:

Facebook: Jack Keysy

Instagram: @jack_keysy

20/05 – QUARTA

17h – Videoaula: Maquiagem Artística

Naiara Cavalcanti – Teatro – João Pessoa

Sinopse: Depois de mais de sete anos desde que fez sua primeira maquiagem artística, Naiara Cavalcante resolveu fazer uma versão atual dela. Enquanto se maquia, a artista vai explicando o passo a passo, dando dicas de produtos, bem como sua utilização e higienização.

Ficha técnica – Roteiro, execução, filmagens e edições: Naiara Cavalcanti dos Santos

Redes sociais:

Instagram: @maquiagensnaiaracavalcanti

17h30 – Desenhando com Horieby

Horieby Ribeiro – Artes Visuais – João Pessoa

Sinopse: Oficina de desenho com o artista multimídia Horieby Ribeiro, com apresentação de uma técnica básica de desenho, tomando como base figuras geométricas, e que para a execução destes desenhos (com papel sulfite, Lápis grafite, giz de cera, lápis hidrocor etc).

Ficha Técnica – Produção artística e edição de vídeo: Horieby Ribeiro / Iluminação: Adriano Henrique / Maquiagem: Girleide Maria / Câmera: Andreza Virgínia

Redes sociais:

Facebook: Horieby Ribeiro

Instagram: @horieby

18hBoxe

Rodrigo Soares – Circo – Santa Rita

Sinopse: Os palhaços Ditinho e Granpinho taison se enfrentam no ringue improvisado. A luta é um verdadeiro vale-tudo de risos e trapalhadas e tem como juíza Glória Estefane.

Ficha técnica – Encenação: Rodrigo Soares (Palhaço Ditinho), Matheus de Barros (Granpinho Taison), Glória Estefane (juíza da luta) / Câmera: Isabel Cristina

Redes sociais:

Facebook: Circo das Estrelas

Instagram: @circodasestrelasjoaopessoa

18h15 – Poesia Marginal: O grito de luta e sobrevivência!

Comum – Poesia Falada – Campina Grande

Sinopse: Nesse vídeo o artista mostra um pouco do contexto histórico da poesia marginal, onde ela surgiu e os principais poetas marginais da época. Depois, um leve e breve debate sobre a questão da importância da poesia falada (slam) no momento atual em que vivemos. Por fim, mostra um pouco das suas poesias, com uma análise dos versos que mais gosta e o que eles significam.

Ficha técnica – Roteiro, execução, filmagem e edição: Comum

Redes sociais:

Facebook: Gabriel Lopes

Instagram: @comumnista

Twitter: @comumnistazs

18h45 – In-Cômodo

Lucas Dan – Música – João Pessoa

Sinopse: Experimentos desenvolvidos na residência do artista no período de quarentena pela pandemia do COVID-19. Músico compôs um tema musical para cada cômodo da residência usando sanfona, piano, sintetizadores, bateria eletrônica, sampler, pífanos, zabumba, pandeiro, fole de 8 baixos, vozes e violão. Estéticas sonoras permeiam a música nordestina, forró e seus subgêneros, jazz, afrobeat, choro, cumbia e música experimental de livre improvisação.

Ficha técnica – Captação de imagens: Thiago Melo / Edição de vídeo: Thiago Melo e Lucas Dan / Captação de áudio, cenografia: Lucas Dan

Redes sociais:

Facebook: Lucas Dan

Instagram: @lucasdanmelo

22/05 – SEXTA

17h – Dança do Ventre em Casa

Kilma Farias – Dança – João Pessoa

Sinopse: Videoaula com movimentos básicos da Dança do Ventre para que as pessoas possam aprender e praticar em casa.

Ficha Técnica – Bailarina, ministrante: Kilma Farias / Criação, Imagens, Edição, Finalização: Kilma Farias

Redes sociais:

Facebook: Kilma Farias

Instagram: @kilmafarias e @nucleo.kilmafarias

YouTube: Kilma Farias

17h45 – Eu, Laércio

Leandro Nobre Fialho – Teatro – João Pessoa

Sinopse: Experimento teatral em que se utiliza linguagem artística contemporânea e performática, misturando atuação realista e referência à commedia dell’arte, com a utilização de máscaras expressivas. A dramaturgia possui apenas um personagem, em que exercita o eu poético com o texto ficcional autoral. Laércio e é um jovem fascinado por Augusto dos Anjos, que se viu atormentado perante a quarentena imposta contra o novo coronavírus.

Ficha técnica: Escrito, produzido e encenado por: Leandro Nobre Fialho / Trilha sonora: Ticiano Rocha (Simulacro; Na Hora; Lágrimas de Oort) / Poesias: Augusto dos Anjos (Psicologia de um vencido; Amor e Crença; Poema Negro; Ao Luar; A Esperança)

Redes sociais:

Facebook: Leandro Nobre Fialho

Instagram: @leandronobrefialho

Twitter: @lenobrefialho

18h15 – Sons para Reza

Felipe Ceará – Música – João Pessoa

Sinopse: Performance musical percussiva executada com a trilha sonora “Sons pra Reza”, composta por Felipe Ceará para o espetáculo de dança “Reza”, possibilitando que o público tenha acesso a uma grande diversidade de timbres percussivos e ritmos com boa qualidade sem sair de casa.

Ficha técnica – Compositor, intérprete da música, captação e edição de áudio: Felipe Ceará / Captação e edição de vídeo: Adrielly Oliveira

Redes sociais:

Instagram: @ce.a.ra

YouTube: Felipe Ceará

18h45 – Palco-Templo-Casa

Elon – Música – Pombal

Sinopse: Elon se entrega a um show poético-musical intimista, formato voz e violão, no Teatro Murarte, construído pelo pai no quintal de casa (Pombal, PB). No cenário, paredes de tijolos, cortinas do teatro e céu estrelado do sertão. No repertório, canções que falam sobre amor e existência humana, tecendo uma relação com elementos da natureza e do ambiente onde vive.

Ficha técnica – Produção, direção: Elon Barbosa / Co-produção, filmagem, fanorização: Luizinho Barbosa, Murarte / Co-produção, filmagem: Roza Rejane

Redes sociais:

Instagram: @elon.bra

Youtube: Elon

24/05 – DOMINGO

17h – Videoaula: Confecção de Adereço para Palhaço

Pedro Marques – Circo – João Pessoa

Sinopse: De forma lúdica e criativa, o artista tenta conscientizar o público quanto às possibilidades de reutilização de materiais que iriam para o lixo. Nesse momento de isolamento social, Pedro Marques cria um adereço simplesmente reutilizando uma garrafa pet que se transforma em um sapato de palhaço.

Ficha técnica – Criação, imagens, edição, finalização: Pedro Marques

Redes sociais:

Faccebook: Pedro Marques

Instaram: @pedromarquesdasartes

17h30 – O Reino Encantado das Histórias de Trancoso

Daiana Targino – Contação de História – Brejo do Cruz

Sinopse: Contação de história a partir das tradições orais coletadas junto a moradores da cidade de Brejo do Cruz (PB) e região. Em pouco mais de 23 minutos de duração, a contadora Daiana Targino reúne “Histórias de Trancoso”.

Ficha técnica – Criação, Imagens, Edição, Finalização: Daiana Targino

Redes sociais:

Facebook: Daiana Targino

Instagram: @daianatargino

18h – O Menino que Virou Mestre de Capoeira

Djavan Cayman – Contação de História – João Pessoa

Sinopse: Destinada ao público infantil, essa Contação de História é inspirada na vida real de Mestre Pastinha, reconhecido capoeirista que viveu o início dos anos de 1900 na cidade de Salvador/Bahia. A narrativa trata de como um menino das ladeiras do Pelourinho superou desafios até que se tornou mestre na arte da Capoeira Angola.

Ficha técnica – Concepção, Direção, Interpretação, produção, cenário: Djavan Cayman / Produção artesanal dos bonecos de pano, operação de câmera, iluminação: Mariana Sanfer / Cantoria e Instrumentos: Djavan Cayman e Mariana Sanfer / Texto baseado na transcrição da fala de Mestre Pastinha e no livro “O Menino que Virou Mestre de Capoeira”, de José de Jesus Barreto e Cau Gomez

Redes sociais:

Facebook: Djavan Antério

Instagram: @djavancayman

18h30 – Teatro de Qualquer Coisa

Enrique Castillo – Teatro – João Pessoa

Sinopse: Azul é uma personagem que está entediada em meio à situação decorrente do covid-19 e acaba por descobrir algumas visitas em seu quarto. Azul então decide fazer Teatro de Qualquer Coisa. Com criatividade e materiais disponíveis em casa, ele cria bonecos de diversos tipos, que dão forma e cor às histórias mais incríveis do mundo.

Ficha técnica – Elenco: Enrique Castillo (Azul) /Roteiro, Produção, Câmara: Enrique Castillo /

Adaptação do conto “O sapo e o Boi” – (autor desconhecido) /Adaptação da lenda do “Teatro de sombras chinês” (autor desconhecido)

Redes sociais:

Instagram: @oficialcastillo

Programação Virtual

Meu Espaço: Compartilhando Cultura

Semana 3

18/05 – SEGUNDA

17h – Videoaula: Realizando videoclipes, video-performances e vídeo-arte, com Ana Moraes (Cinema)

18h15 – Repente ao som da viola, com Levi Bezerra (Culturas Populares)

18h45 – Curta Todos os ritmos por dentro, de Bruna Guido e Kaline Menezes (Cinema)

19h – Beco Sem Saída, com Jack Keysy (Dança)

20/05 – QUARTA

17h – Videoaula: Maquiagem Artística, com Naiara Cavalcanti (Teatro)

17h30 – Desenhando com Horieby, com Horieby Ribeiro (Artes Visuais)

18h – Boxe, com Rodrigo Soares (Circo)

18h15 – Poesia Marginal: O grito de luta e sobrevivência! com Comum (Poesia Falada)

18h45 – In-Cômodo, com Lucas Dan (Música)

22/05 – SEXTA

17h – Dança do Ventre em Casa, com Kilma Farias (Dança)

17h45 – Eu, Laércio, com Leandro Nobre Fialho (Teatro)

18h15 – Sons para Reza, com Felipe Ceará (Música)

18h45 – Palco-Templo-Casa, com Elon (Música)

24/05 – DOMINGO

17h – Videoaula: Confecção de Adereço para Palhaço, com Pedro Marques (Circo)

17h30 – O Reino Encantado das Histórias de Trancoso, Daiana Targino (Contação de História)

18h – O Menino que Virou Mestre de Capoeira, com Djavan Cayman (Contação de História)

18h30 – Teatro de Qualquer Coisa, Enrique Castillo (Teatro)

 

Por Assessoria

Deixe uma resposta