A Paraíba tem 31 cidades com mais eleitores que habitantes. É o que revela os dados do eleitorado apto a votar nas Eleições 2020, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A maior diferença foi encontrada na cidade de Lastro, no Sertão paraibano, onde o número de eleitores apresenta um acréscimo de 1.531 pessoas, em relação ao quantitativo total de habitantes do município.
Para encontrar os quantitativos, foi feito o cruzamento dos números da estatística eleitoral para o pleito deste ano, com a nova estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicada no Diário Oficial da União (DOU) no mês de agosto.
Além disso, algumas cidades têm uma diferença mínima entre o número de habitantes e eleitores. É o caso de Boa Ventura, Areia de Baraúnas, Capim e São Domingos, que possuem menos de 20 pessoas entre o total de habitantes e a quantidade de eleitores. Isso levaria a crer, por exemplo, que as respectivas cidades teriam apenas 9, 10, 12 e 17 nascidos vivos entre 0 e 16 anos incompletos, respectivamente.
A prova de que isso faz diferença no resultado do processo eleitoral, mesmo em um universo de muitos eleitores, aconteceu em 2016 na cidade de Algodão de Jandaíra, na região do Agreste. A atual prefeita, Maricleide Izidro da Silva, foi eleita pelo PSD com uma diferença de apenas dois votos sobre o candidato José Cicero Mouzinho da Silva, o Cícero de Preto (PSB). Na ocasião, ela obteve 1.234 votos, o que correspondia a 50,04% dos votos válidos, contra 1.232 (49,96%) conquistados pelo seu concorrente.
Uma diferença parecida com a que ocorreu em Algodão de Jandaíra foi encontrada, este ano, em Cacimba de Areia, no Sertão. Na cidade são 3.695 habitantes e 3.697 eleitores, com uma diferença igual a dois, quando são comparados os dois quantitativos.
Uma das tentativas dos tribunais para evitar que esta discrepância ainda aconteça foi através da biometria. O eleitorado total da Paraíba corresponde a 2.966.763 eleitores, sendo 1.398.989 homens e 1.567.774 mulheres. Os locais de votação correspondem a 1.808 lugares, com 10.595 seções.
.
G1 PB