Nesta sexta-feira (23), o Serviço da Pastoral do Migrante realizou a entrega de mais 82 kits de alimentação e higiene para os imigrantes venezuelanos da Casa do Migrante, na cidade de Conde, região metropolitana de João Pessoa (PB). Com a pandemia do novo coronavírus, a Casa, que abriga mais de 300 pessoas, em conjunto com a Embaixada do Reino Unido, forneceu atendimento de saúde e prevenção contra a Covid-19 aos acolhidos. A parceria é fruto do financiamento de R$40.300,00 do International Programme da Embaixada. As entregas tiveram início em setembro e o programa prevê que mais kits essenciais sejam recebidos pela Casa em novembro e dezembro, de forma a assegurar a segurança física e alimentar dos imigrantes.
“A Casa do Migrante é uma experiência exitosa graças às nossas parcerias, como, por exemplo, a que temos com a Igreja e o apoio que recebemos da Embaixada do Reino Unido, que potencializa a proteção dessas famílias”, afirma Roberto Saraiva, co-fundador da Casa e membro da coordenação nacional do Serviço da Pastoral do Migrante (SPM), que idealizou o projeto.
Após quarentena de 14 dias em Roraima, 28 imigrantes foram recebidos no local, onde permanecem em isolamento com acompanhamento médico da Secretaria de Saúde de Conde. Os acolhidos serão testados mais uma vez para o novo coronavírus antes de serem integrados à região. Após alta médica, darão início ao programa que a Casa do Migrante oferece aos seus acolhidos.
Dividido em três passos, o serviço atua na identificação das potencialidades dos indivíduos para o trabalho e na capacitação para empreender na perspectiva da economia solidária. Os migrantes recebem acompanhamento psicossocial e aulas de Língua Portuguesa, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Todo o processo dura aproximadamente três meses, e pode ser estendido em casos especiais. O SPM, que coordena a Casa do Migrante, estima que 95% dos atendidos pela casa conseguem se estabelecer no Brasil.
International Programme
O International Programme é um financiamento anual disponibilizado pela Embaixada do Reino Unido para possibilitar apoio a atividades de Assistência Oficial ao Desenvolvimento. O fundo consiste em pequenas quantidades de financiamento distribuídas, após avaliação, para ações pontuais de assistência no Brasil. Este ano, o fundo está especialmente focado em ações relacionadas ao combate e prevenção à Covid-19.
Casa do Migrante
A Casa do Migrante é um projeto do Serviço da Pastoral do Migrante do Nordeste e conta com uma equipe fixa de nove pessoas, responsáveis por toda a dinâmica da residência. Além deles, o projeto possui uma rede de voluntários que auxiliam os beneficiários com serviços ou doações materiais. Entre os principais parceiros da instituição estão a Embaixada do Reino Unido, a UFPB e o Ministério Público do Trabalho.
O projeto também apoia os imigrantes indígenas da etnia Warao, oriundos do norte da Venezuela. Estes recebem apoio semelhante aos imigrantes não-indígenas, porém com adaptações aos seus costumes alimentares específicos.