O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), que é uma das referências da rede estadual de saúde para atendimento de pacientes com coronavírus, ampliou sua capacidade de atendimento para casos graves da doença com a disponibilidade de mais seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no setor de isolamento Covid. Com os novos leitos que estão disponíveis a partir dessa quinta-feira (24), a unidade passou a ter 26 vagas de UTI. Além destes leitos, o Complexo tem mais 23 Enfermarias Clínicas destinadas exclusivamente para pacientes com Covid-19.
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, destaca a importância destes novos leitos. “Ampliar a capacidade de atendimento justamente num momento em que estamos percebendo um aumento no número de casos de Covid, inclusive de evoluções mais graves da doença, muito nos tranquiliza. Agradecemos ao governador João Azevedo e ao secretário Dr. Geraldo Medeiros que se anteciparam a essa segunda onda de contágio ampliando os leitos nas unidades de saúde da rede”, destaca o diretor.
A equipe do Complexo, junto com a direção e o pessoal da manutenção terminou os últimos ajustes e detalhes de instalação dos equipamentos da nova UTI na noite desta quarta-feira (22). “Foi um esforço conjunto de todos para que tudo ficasse pronto para podermos disponibilizar esses novos leitos já a partir desta quinta-feira, coincidentemente, o dia em que também se comemora o Natal”, destacou Francisco, agradecendo o empenho de sua equipe para que tudo ficasse pronto. O espaço onde estão os novos leitos de UTI foi totalmente reformado, com novas instalações elétricas, hidráulicas e rede de gases.
Os novos leitos fazem parte de um processo de ampliação de vagas nos hospitais referências da rede pública estadual anunciado pelo governador João Azevêdo. Além do Complexo Hospitalar de Patos, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, foi contemplado com mais 10 leitos, o Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, com a oferta de mais cinco vagas e ainda o Hospital de Clínicas de Campina Grande, com a abertura de mais 15 leitos.