Destaque 2Paraíba

Internações de idosos com 80 anos ou mais caem 20% na Paraíba

Internações de idosos com 80 anos ou mais caem 20% na Paraíba
(Foto: Arquivo/Divulgação/Unimed-JP)

Novas internações de idosos com 80 anos ou mais por Covid-19 caíram 20%, entre fevereiro e março deste ano, na Paraíba. A tendência foi observada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) após início da vacinação. Por outro lado, no mesmo período, cresceu o número de internações de pessoas abaixo dessa faixa etária nos hospitais paraibanos. Os dados reforçam a necessidade de intensificação da campanha.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o secretário executivo, Daniel Beltrammi, a SES segue avaliando os dados e tendências. Conforme o Governo da Paraíba, a campanha em andamento incorporou 100% de idosos com 80 anos ou mais. Entre o público de idosos de 75 a 79 anos a taxa é de 85%; idosos de 70 a 74 anos, 100% e idosos de 65 a 69 anos, 6%. No próximo fim de semana começa a vacinação para idosos a partir dos 60 anos.

Nesta semana, a SES ainda alertou que a procura pela segunda dose está abaixo do esperado. Mais de 70 mil pessoas, que tomaram a primeira dose há mais de 28 dias, ainda não foram aos pontos de vacinação pela segunda vez. A coordenadora do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, reforça que sem o esquema vacinal completo não há imunização.

“São 75 mil pessoas que não procuraram o posto de vacinação para tomar a segunda dose em toda a Paraíba. Solicitamos aos municípios que continuem a busca ativa dos usuários com esquema vacinal iniciado, para garantir a imunidade estabelecida pelos laboratórios produtores das vacinas dentro do tempo oportuno. É muito importante estar com o esquema vacinal completo para se atingir a imunização das pessoas, principalmente dos idosos, que é a população que apresenta a maior mortalidade pela doença”, pontuou.

Desde o dia 18 de janeiro, 656.630 doses da vacina Sinovac/Butantan e Astrazeneca/Fiocruz foram distribuídas para os 223 municípios do estado.

Com informações do PortalT5 parceiro do site Radar Sertanejo na capital.

Deixe uma resposta