A quarta edição do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgada em outubro, apresentou resultado bastante positivo sobre a educação do município de Sousa. A Cidade Sorriso obteve sua maior nota desde que o estudo foi criado, em 2015.
Neste ano, as escolas da cidade atingiram pontuação de 5,0 no IOEB – levantamento que é realizado a cada dois anos. Em 2019, Sousa ficou com 4,4. Na edição de 2017, a nota local foi 4,3. Na primeira edição, em 2015, o município atingiu 4,2, pontos. São analisados sempre os dados dos anos anteriores.
Para o prefeito do município, Fábio Tyrone (Cidadania), o resultado reflete o empenho da equipe, da comunidade e o compromisso da administração em priorizar e garantir a aplicação dos recursos no setor. “É a nossa Educação evoluindo. O índice vem para mostrar que estamos no caminho certo”, destacou.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Gilmara Formiga, o IOEB indica as oportunidades educacionais oferecidas às crianças e jovens em um Município ou Estado, incluindo tanto informações referentes à qualidade da oferta aos alunos de escolas públicas e privadas como também informações sobre o público na mesma faixa etária que não frequenta a escola. “A Rede Municipal de Educação de Sousa conseguiu evoluir consideravelmente”, explicou.
O IOEB significa indicadores de resultados educacionais e processos como: IDEB, nível de escolaridade de professores, número médio de horas/aula, experiência dos diretores escolares e taxa de atendimento na educação infantil.