Experiência êxitosa da Secretaria de Educação Piranhense é publicada no e-book em Colóquio do IFRN
O Município de São José de Piranhas-PB, participou no dia 18 de março (sexta-feira) do I Colóquio para dirigentes Municipais de Educação promovido pelo IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Ipanguaçu.
Ocasião em que ocorreu o lançamento do e-book Retratos da Educação Pública experiências e relatos de praticas bem sucedidas, contendo a publicação do Projeto Biblioteca Itinerante uma viagem de aventuras e descobertas que desembarca na sua casa ofertado pela Secretaria Municipal de Educação.
A proposta foi desenvolvida nas escolas do Sistema Municipal de Ensino, com o objetivo de incentivar o prazer pela leitura no contato com diversas obras literárias em tempos de pandemia da Covid-19. As ações foram planejadas com vistas ao desenvolvimento de habilidades leitoras, objetivando também assegurar a continuidade da aprendizagem em tempos de pandemia.
Durante o projeto, foram desenvolvidas diversas ações estratégicas dentro das salas de aulas virtuais e fora delas, envolvendo dentre outras temáticas, a contação de histórias pelo professor (Eu conto, você reconta) e a organização do cantinho de leitura em casa. Foi possível perceber o engajamento de todos os educadores para a motivação dos alunos e familiares a participarem do projeto.
Veja mais fotos na galeria
Foram distribuídos 1.082 (um mil e oitenta e dois) livros nas sacolas viajantes, contemplando todos os alunos dos Anos Iniciais, das 15 escolas da zona urbana e zona rural que ofertam esta etapa de escolarização no Sistema Municipal de Ensino de São José de Piranhas – PB.
O projeto sensibilizou as famílias dos estudantes para embarcar nessa viagem de incentivo ao prazer de ler, criando no contexto familiar um ambiente leitor, desenvolvendo a capacidade leitora e a reflexão acerca das histórias abordadas nos livros.
As experiências exitosas vivenciadas pelo projeto vieram fortalecer ainda mais a parceria entre família e escola no ambiente escolar, através do compartilhamento de saberes e de práticas que consolidaram a aprendizagem a partir de ações simples, tornando os alunos verdadeiros protagonistas da sua própria aprendizagem, abrindo ainda um leque de novas metodologias ativas para desenvolver a aprendizagem de forma significativa e prazerosa