O deputado federal Gervásio Maia (PSB) cobrou respostas objetivas do governo Bolsonaro quanto às providências tomadas para a continuidade da Operação Carro-Pipa no Nordeste. O questionamento aconteceu nesta quarta-feira (23), durante reunião do Grupo de Transição com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, no Senado.
“Em mais um ato perverso, o governo Bolsonaro decidiu cortar a verba e a água potável de 1,6 milhão de brasileiros no Nordeste. O ministério do Desenvolvimento Regional precisa resolver esse problema urgentemente”, afirmou Gervásio Maia.
O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil justificou que a operação foi suspensa por problemas orçamentários. Alexandre Alves informou ainda que o ministério solicitou suplementação ao Ministério da Economia para que o programa seja retomado.
A Operação Carro-Pipa, é responsável por ações complementares de apoio às atividades de distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem e seca. Implementada há mais de 20 anos, a operação atende 468 municípios.