POLÍTICA

Número de vagas de vereadores e deputados pode reduzir na Paraíba

Foto: Câmara dos Deputados

Na Paraíba, o resultado do novo Censo 2022 também afetará a composição das Câmaras de Vereadores de pelo menos sete municípios, que sairão de 11 para nove parlamentares. O número de vagas também pode reduzir na Câmara Federal por meio de um projeto que tramita no parlamento.

- PUBLICIDADE -

Quanto as Câmaras, terão redução as de Barra de Santa Rosa, Coremas, Santa Luzia, Soledade, Teixeira, Taperoá e Uiraúna.

Já a Câmara de João Pessoa pode aumentar em mais dois vereadores, o que já foi aprovado pela Casa. A partir das eleições de 2024, passará de 27 para 29 vereadores.

As informações foram dadas pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, Harrison Targino, em postagem no Twitter.

O resultado do Censo também pode provocar redução na bancada federal paraibana. Hoje, são 12 deputados e passaria a ficar com 10.

Vagas de deputados

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto que pode reduzir o número de parlamentares da bancada paraibana de 12 para 10. A proposta é do deputado Rafael Pezenti (MDB), de Santa Catarina, e, segundo reportagem da Folha de São Paulo, é para que a representação dos Estados e do Distrito Federal seja ajustada aos novos dados do Censo populacional brasileiro.

A sugestão de lei prevê ainda um mecanismo permanente de reconfiguração das bancadas, de forma que um novo projeto de lei complementar se tornasse desnecessário a cada Censo.

Projeção feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) a pedido da Folha aponta que, com base no novo censo da população, haveria perda de vagas em sete Estados e ganhos de cadeiras em outros sete.

Perderiam cadeiras na Câmara Federal os Estados do Rio de Janeiro, cuja bancada cairia de 46 para 42 vagas; Bahia, Rio Grande do Sul, Piauí e Paraíba, que perderiam duas vagas cada um. Já os Estados de Pernambuco e Alagoas teriam menos 1 cadeira em Brasília.

Por sua vez, as bancadas de Santa Catarina e do Pará seriam aumentadas em quatro cadeiras cada uma. O Amazonas ganharia mais duas vagas e Manias Gerais, Ceará, Goiás e Mato Grosso teriam um deputado a mais cada um.

Com Blog Conversa Política

Deixe uma resposta