DECISÃO

TRT afasta sousense Buega Gadelha da presidência da Fiep

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT 13ª Região) decidiu hoje à tarde determinar o afastamento de Francisco Benevides Buega Gadelha da presidência da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). A decisão se deu por 5 votos contra dois e manteve uma sentença de mérito da juíza do trabalho Karolyne Cabral Maroja Limeira, na 2ª Vara do Trabalho em Campina Grande de outubro de 2023. Àquela época, a magistrada já determinava o afastamento, mas a defesa de Buega recorreu e conseguiu uma liminar para mantê-lo no cargo.

- PUBLICIDADE -

Com o placar de hoje, o TRT derrubou a liminar e restaurou os efeitos da sentença que dá prazo de 5 dias para a mudança de comando na instituição.

Fica determinada a posse no cargo do vice-presidente mais antigo. A medida atende a um pedido feito por sindicatos que compõem a entidade.

A ação que gerou o afastamento de Buega diz que o “atual Presidente estaria, durante quase três décadas, utilizando de forma ilícita seu cargo para beneficiamento próprio e de terceiros, sendo apontado em “escândalos envolvendo desvios de verba e de função”, como nas Operações Cifrão e Fantoche, além do envolvimento com compra de passagens aéreas para familiares, contratação de empresas vinculadas a amigos e funcionários, desobediência de regramento próprio nos procedimentos licitatórios, e adoção de postura complacente com alguns dirigentes e funcionários em casos de assédio e desvios de recursos”.

Um outro argumento é o de que ele não exerceria mais a condição de industrial, requisito indispensável para o exercício do cargo.

Deixe uma resposta