Cooperação técnica

UFPB e Dnocs celebram acordo de cooperação técnica para ações em torno da cultura da seca

A Universidade Federal da Paraíba e o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) celebraram, nesta terça (27/02), um acordo de cooperação técnica para implantação de um projeto de extensão, com o objetivo de promover iniciativas culturais e tecnológicas em torno do fenômeno da seca.

- PUBLICIDADE -

Dentre as ações que serão promovidas no âmbito do acordo estão a instauração do Museu da Seca (Muse), da Biblioteca de Obras sobre as Secas (Bioss) e do Caminhos da Seca, uma rota turística temática com elementos artísticos, culturais e naturais em municípios que estão inseridos no semi-árido. O projeto foi desenvolvido pelo professor Hélder Moura, do IFPB mas, atualmente, cedido para a UFPB.

Ainda como parte do projeto Humaniza Dnocs, serão instituídas três premiações: um prêmio de inovação tecnológica, pelo qual serão premiadas iniciativas com potencial de serem utilizadas no combate à seca, um prêmio de jornalismo, a fim de condecorar reportagens sobre obras de enfrentamento às secas e um prêmio de excelência profissional, para homenagear servidores da Dnocs.

O Dnocs será responsável pela cessão dos espaços físicos para instalação dos equipamentos histórico-culturais previstos no projeto, e a UFPB colaborará com suporte técnico para o Humaniza Dnocs.

O acordo foi assinado pela professora Liana Filgueira, vice-reitora da UFPB, e pelo engenheiro Alberto Gomes, coordenador estadual do Dnocs. O evento teve ainda a participação do professor Paulo de Tarso Henriques, pró-reitor de Planejamento da UFPB, além de outras pessoas que integram o projeto.

Deixe uma resposta