PARAÍBA

Carrapateira é o município de maior cobertura vacinal contra Influenza no estado da Paraíba

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza termina no dia 31 de maio de 2024 e até o momento Carrapateira é o município que tem a maior cobertura vacinal no estado da Paraíba. Os dados são da Nota Informativa nº 05, de 02 de abril de 2024, que trata da primeira avaliação da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

- PUBLICIDADE -

Observamos que as coberturas vacinais (CV) por município apresentam, de modo geral, uma baixa adesão dos grupos alvos. Sendo que, dos 223 municípios, 14 não apresentam doses registradas no sistema de informação, a saber: Alhandra, Areia de Baraúnas, Casserengue, Desterro, Vista Serrana, Matinhas, Nova Floresta, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Riachão do Poço, São José de Espinharas, São José do Sabugi e Tenório. Durante nossa análise identificamos inconsistência de registro em 26 municípios, tendo estes registrado doses de D2, são estes: Araruna, Bayeux, Brejo dos Santos, Cabaceiras, Cabedelo, Campina Grande, Catolé do Rocha, Conde, Cuité, Damião, Guarabira, Gurjão, Ingá, Itaporanga, Itatuba, João Pessoa, Juripiranga, Lagoa Seca, Mamanguape, Mataraca, Pedras de Fogo, Picuí, Remígio, Santana de Mangueira, Santa Rita e São José dos Cordeiros. O município de Carrapateira (9ª GRS) é o de maior cobertura no Estado com 47,45%.

Até o momento, o Estado da Paraíba encontra-se com total geral de 106.219 doses aplicadas, conforme o painel de vacinação do Ministério da Saúde. Vale ressaltar que o total de doses aplicadas nos Grupos Específicos foi de 75.445 doses (7,97%).

A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. Os sintomas podem ser confundidos com os da COVID-19.

O secretário de saúde do município, Daniel Tavares, reforma a importância da vacina para os grupos prioritários, pois a vacina atua minimizando a carga viral e prevenindo o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta