Nasceu em 1910

Morre Chica Preta, a mulher mais velha de Sousa-PB, aos 114 anos

Faleceu terça-feira (14) de maio em Sousa-PB, Dona Francisca Delmira de Sousa (Chica Preta) aos 114 anos, a mulher mais velha da cidade sorriso. Dona Chica Preta nasceu em 20 de janeiro de 1910 na Comunidade de São Diogo-zona rural de Vieirópolis-PB. Aos oito anos de idade foi acolhida pelo casal, o pecuarista e produtor rural, José Emídio Moreira (Zé Emídio) e a matriarca Maria Soledade de Jesus (Dona Soledade ou Dona Tintá) “in memoriam” da Comunidade de São Diogo-Vieirópolis. Chica Preta passou a ser membro da família de Zé Emídio e Dona Soledade.

- PUBLICIDADE -

A família Emídio está de luto. Dona Chica Preta ensinou sobre a vida, ensinou a ter esperança, fé e ensinou que o trabalho dignifica a existência. Era um ser de luz, uma mulher de fibra, liderava pela simplicidade e pelo exemplo humana ao extremo e acolhedora.

Dona Chica Preta era filha Antônio de Sousa e Ana Maria da Conceição. Casou-se com Zé Cangaceiro e desta união nasceram os filhos: Socorro, Maria, Raimunda, Geralda Preta, Vicente “in memoriam” e Chico Preto “in memoriam”. Geralda Preta mora com o casal o pecuarista e vereador Francisco Emídio de Abrantes (Tico de Neco) e Dona Geralda Abrantes na Comunidade do São Diogo. Geralda Preta é considerada membro da família.

Chica Preta passou a ser membro da família e ajudou a criar os quatorze filhos do casal o patriarca Zé Emídio e Dona Soledade. Dentre os filhos do patriarca Zé Emídio e da matriarca Dona Soledade destacam-se: o agropecuarista Antônio Emídio Moreira “in memoriam” pai do ex-vereador de Sousa-PB, pecuarista José Abrantes Sarmento (Zezinho Abrantes) e do ex-vereador de Vieirópolis-PB, Francisco Assis Abrantes (Dá de Antônio Emídio); Dona Mundica Emídio mãe do ex-vice-prefeito e líder político de Vieirópolis-PB, empresário e agropecuarista, José Emídio Moreira Neto (Zé de Miro) e do ex-vereador e ex-vice-prefeito de Sousa-PB, advogado Francisco Valdemiro Gomes (Dr. Chiquinho do PT).

Também era filho do casal Zé Emídio e Dona Tintá o saudoso pecuarista e comerciante da Comunidade de São Diogo, Manoel Emídio Moreira (Neco Emídio), pai do pecuarista e vereador de Vieirópolis, Francisco Emídio de Abrantes (Tico de Neco). O vereador Tico de Neco é pai do pecuarista e bancário, Damião Abrantes de Sena, do agente comunitário de saúde, Douriclebio Abrantes de Sena, do comerciante Dorinaldo Abrantes de Sena e de Francisca Abrantes (Bebé). Também era filha de Zé Emídio e Dona Soledade, a Senhora Expedita Maria de Jesus (Dona Dila Emídio) “in memoriam”, mãe da prefeita constitucional de Uiraúna-PB, Maria Sulene Dantas Sarmento – Leninha Romão (MDB).

Participaram do velório e sepultamento de Dona Chica Preta o vereador Francisco Emídio de Abrantes (Tico de Neco), sua esposa Geralda Abrantes, o técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde de Vieirópolis-PB, Douriclebio Abrantes de Sena e esposa Maria das Graças Abrantes, os filhos Francisco e Alice, o comerciante Heleno de Gabriel, o comerciante Moacir de Gabriel, Santana, Aparecida, Gorete, o pecuarista da Comunidade de São Diogo, Assis da Velha; Francisca Abrantes (Bebé), demais familiares e amigos.

O empresário e sócio proprietário da empresa Miro Madeiras LTDA em Sousa-PB, pecuarista, Valdeci Emídio Gomes (Valdeci de Miro) e filho de Mundica Emídio enviou uma coroa de flores, uma demonstração de carinho, afeto e respeito a Chica Preta. O vereador Tico de Neco também enviou uma coroa de flores, uma demonstração de reverência, honra, amor e deferência pela partida de Dona Chica Preta.

“A família Emídio está de luto. Morreu Chica Preta. Nos despedimos dessa mulher tão guerreira, forte, admirável, amável que foi para todos nós uma grande mãe e avó. Uma mãe zelosa, uma mulher extraordinária e carismática. Te amaremos e sentiremos saudades eternas. Que Nossa Senhora dos Remédios a receba no céu com festa e nos conduza nesse momento de dor com muita luz e muita paz”, ressaltou o bancário e pecuarista Damião Abrantes de Sena.

“Dois sentimentos me movem neste dia 14 de maio: a tristeza e o orgulho. Tristeza, pela perda de uma pessoa muito querida, Dona Chica Preta; orgulho, pelo privilégio de ter compartilhado grandes momentos a seu lado. Dona Chica Preta foi pessoa muito especial para mim e para meus familiares e ficará eternamente na minha memória e no meu coração. Que seu exemplo transforme o manto do luto que pairou sobre nós no dia 14 de maio de 2024 em lastro para as gerações futuras. Quero deixar registrada minha amizade, o meu carinho, o meu respeito à grande mulher que conheci. Descanse em paz, Chica Preta. Obrigado”, disse o vereador Francisco Emídio de Abrantes (Tico de Neco).

*Abdias Duque de Abrantes*
Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.

Deixe uma resposta