Cidade da Astronomia

Em visita ao Radiotelescópio Bingo, em Aguiar, Dr. Cassimiro ressalta sua importância para o desenvolvimento do Sertão paraibano

O Radioletescópio BINGO é o maior da América Latina e está sendo instalado no município de Aguiar, Sertão da Paraíba, projeto que conta com apoio internacional, que além de pesquisar e estudar sobre os segredos do universo, também será fonte de inspiração para os estudantes relacionados à ciência, tecnologia e inovação.

- PUBLICIDADE -

O advogado Dr. Cassimiro juntamente com o empresário provedor de acesso à internet (Lgnet) Carlos Bento, e o poeta e aboiador Pedro Resende, visitaram as instalações do Bingo, nesse sábado (22). Cassimiro ressaltou a importância desse projeto para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Sertão paraibano. “Essas instalações no sertão, trarão foco para uma região até então marginalizada e porque não dizer esquecida, principalmente, no tocante a roteiros turísticos e investimentos. E agora, com a proposta do governador de criar um complexo turístico integrado envolvendo a cidade de Aguiar, Carrapateira, Sousa, Cajazeiras e Serra Grande, essa visão certamente mudará. É de certa forma frustrante saber que Aguiar perdeu o título de Cidade da Astronomia, mas ao mesmo tempo fiquei feliz que o complexo será construído em Carrapateira, cidade da qual sou filho adotivo”, comentou.

O advogado ressaltou ainda que agora é hora de as cidades circunvizinhas do radiotelescópio BINGO unirem forças e começarem a pensar projetos que promovam a melhoria na educação, na cultura, nas condições sociais e estruturais. “A luta agora também é garantir que a estrada que liga Aguiar e São José de Piranhas seja asfaltada garantindo um acesso rápido de pesquisadores, estudantes e turistas por essa rota, bem como integrar a proposta de complexo turístico do governo a opção de ecoturismo com O Parque Estadual Serra de Santa Catarina que é uma unidade de preservação do Bioma da Caatinga” afirmou.

Portanto, o BINGO vem trazer melhorias em todos os âmbitos seja científico, natural ou social, cabe aos gestores saberem aproveitar as novas oportunidades oferecidas para melhorarem as realidades locais.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta