Apoio aéreo

Pela primeira vez, paciente regulado na UPA de Sousa é transferido pelo Serviço de Transporte Aeromédico para o Trauma de Campina Grande

A Secretaria Municipal de Saúde de Sousa, em colaboração com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) e com o apoio aéreo do Corpo de Bombeiros do Estado da Paraíba realizou, nesta quinta-feira 22/08, a primeira transferência de um paciente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Dr. Mauro Abrantes Sobrinho através do Serviço de Transporte Aeromédico.

- PUBLICIDADE -

Em entrevista à nossa reportagem, a médica Dra. Paula Cristina Martins explicou que o paciente, um homem de 64 anos, deu entrada na UPA na manhã desta quinta-feira com um quadro de desorientação e afasia, ou seja, dificuldade para falar. Ela relatou que os familiares informaram que os sintomas surgiram de forma repentina. “Após a avaliação, a Dra. Paula suspeitou de um acidente vascular cerebral (AVC). A Tomografia de Crânio confirmou a presença de um hematoma no lado direito do crânio, indicando um AVC hemorrágico”, disse.

Dado a gravidade do AVC hemorrágico, que requer intervenção cirúrgica dentro de um prazo de até 4 horas e meia, a Dra. Paula informou que a transferência do paciente para o Hospital de Trauma de Campina Grande foi agilizada. “A Central de Regulação foi contatada para coordenar a transferência via aeromédico, garantindo que o paciente chegasse a tempo para o tratamento necessário. O paciente estava estabilizado, com sinais vitais preservados. Felizmente, graças a Deus, a transferência para o Hospital de Trauma de Campina Grande foi realizada com sucesso

O secretário de Saúde, Sauly Gomes, ressaltou o atendimento excepcional prestado pela UPA de Sousa, elogiando especialmente as diretoras Juciara e, Leilaine, além de Tavares Sobrinho e a Dra. Paula pelo acolhimento dedicado ao paciente. Ele também expressou agradecimento pelo empenho do governador João Azevêdo, do secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, e de Palomma Abrantes, diretora do Hospital Regional de Sousa (HRS).

Sauly Gomes destacou a importância de uma ação rápida e eficiente para a preservação da vida dos pacientes, afirmando que, conforme o protocolo médico, o paciente receberá a atenção necessária para sua recuperação. “Nada é mais importante do que preservar cada minuto da vida de qualquer paciente”, enfatizou.

Deixe uma resposta