Aedes aegypti

Cajazeiras não tem risco de surto de dengue e resultados são satisfatórios

Conforme os dados divulgados, estão em situação de alerta bairros como Capoeiras, Cristo Rei, Por do Sol, Pio X, São José e São Francisco. São bairros que ficaram entre 1% e 3,9% nos índices, com de uma a quatro casa infestadas a cada cem pesquisadas.

- PUBLICIDADE -

Os demais bairros estão com índices satisfatórios, com menos de uma casa infestada a cada cem pesquisadas. Não há risco de surto de dengue e o índice geral na cidade é de 0,6%.

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti constitui um método simplificado que proporciona uma rápida obtenção de indicadores entomológicos, permitindo uma compreensão abrangente da distribuição do vetor Aedes aegypti.

O Sistema LIRAa/LIA desempenha um papel crucial ao facilitar as análises entomológicas, fornecendo informações detalhadas sobre índices prediais (percentual de imóveis positivos), índice Breteau (percentual de depósitos positivos) e o tipo predominante de recipiente positivo. Esses dados visam otimizar e direcionar estrategicamente as ações de controle do vetor, proporcionando uma delimitação eficaz das áreas de risco entomológico.

Deixe uma resposta