Seis municípios da Paraíba contam com um único candidato na disputa pelo executivo municipal. As cidades são Junco do Seridó, Ouro Velho, Poço Dantas, Santa Cruz, São José do Sabugi e São João do Tigre. Dessa maneira, em tese, um único voto válido é suficiente para que a eleição do candidato único seja aprovada.
O artigo 224 da Lei Eleitoral revela que, em caso de eleições com candidaturas únicas, se o número de votos nulos for maior que a votação no candidato, a votação será considerada comprometida. Nesse caso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) convocará uma nova eleição, que deve ocorrer entre 20 a 40 dias após o anúncio da nulidade.
Doutor Paulo (PSB), disputa em Junco do Seridó, que conta pouco mais de 6 mil eleitores. Já em Ouro Velho com 3.1 mil eleitores, tem Doutor Júnior (União Brasil) como candidato. Enquanto que em Poço Dantas o candidato e Itamar
Moreira (Republicanos), disputa sozinho os 4.2 mil eleitores.
Em Santa Cruz, com 5.6 mil eleitores, o candidato é Alberto de Braz (PL). Emanuel Domiciano (União Brasil) concorre em São José do Sabugi, que conta com 4.2 mil eleitores. Já em São João do Tigre, Márcio Leite (Republicanos) tenta conseguir os votos dos 3.9 mil eleitores.
O número de candidaturas únicas dobrou nestas eleições, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), passando de 106, em 2020, para 212. Contudo, os números ainda podem variar, por conta do julgamento de recursos, nas várias instâncias da Justiça Eleitoral Segundo o TSE, as 212 candidaturas estão distribuídas em 20 estados.
.
Política JP