Avançam obras do Ramal do Apodi, que vai levar água de Cajazeiras no Sertão da Paraíba ao Rio Grande do Norte e ao Ceará
As obras do Túnel Major Sales alcançaram, na última sexta-feira (25/10), a marca de 4 km de escavação, de um total de 6,5 km previstos para a conclusão do projeto. O túnel, que fica na divisa entre os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, é parte do Ramal do Apodi, que levará as águas do Rio São Francisco aos cidadãos do Rio Grande do Norte e do Ceará. A previsão é de que todas as obras do Ramal sejam concluídas em 2026.
O Ramal do Apodi, obra do Novo PAC, se inicia na estrutura de controle na Barragem Caiçara, localizada em Cajazeiras na Paraíba. Com extensão de 115,5 km, se desenvolve pelos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, alcançando o reservatório da Barragem Angicos, situada no município de José da Penha. No total, 54 cidades serão atendidas, alcançando uma população de aproximadamente 750 mil pessoas.
No dia 22 de outubro, foram iniciados os testes do primeiro trecho do Ramal do Apodi. A água do Rio São Francisco saiu da Barragem de Caiçara e percorreu até o Rápido Arruído, com o objetivo de verificar se as estruturas recém-construídas estão funcionando adequadamente.
“O Ramal do Apodi é uma extensão do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para atendimento dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte. A obra está no Novo PAC e vai levar segurança hídrica principalmente ao oeste potiguar. O primeiro trecho, que entrou em fase de testes, está 100% concluído e será entregue em novembro deste ano”, destacou o secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Giuseppe Vieira.
“É mais um grande marco para que a toda a obra, que faz parte do Novo PAC, seja concluída no prazo e em 2026 as águas do São Francisco cheguem à população do Rio Grande do Norte e Ceará”, completou Giuseppe Vieira.
O Ramal do Apodi encontra-se em execução tendo alcançado avanço físico de cerca de 70% das obras totais e com o investimento previsto de aproximadamente R$ 1,7 bilhão pelo Governo Federal.
Radar Sertanejo