EDUCAÇÃO E CULTURA

Projeto “Raízes da África” emociona Carrapateira em noite de celebração à Consciência Negra

Na noite do último dia 19, a Educação de Jovens e Adultos-EJA da cidade de Carrapateira, promoveu um evento especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, dentro do projeto “Raízes da África”.

- PUBLICIDADE -

Professores e alunos se uniram para celebrar o projeto trabalhado e produzido durante as duas últimas semanas de aula, misturando a riqueza cultural, étnica e racial de um povo cuja história é marcada pela luta e pela resistência.

A abertura do evento contou com falas dos professores de alunos e da Coordenadora, Profª Me. Ana Tavares, que destacou a importância da data, recentemente oficializada como feriado nacional pelo presidente da República.

Em seu discurso, Ana solicitou uma moção de aplauso ao presidente da República, reconhecendo a relevância do gesto como forma de dar visibilidade a uma luta muitas vezes silenciada.

Confira mais fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

A coordenadora reforçou a necessidade de se valorizar a herança cultural africana e de promover o respeito à diversidade racial no Brasil, também aproveitou o momento para agradecer a Rosilene Ramos (Secretaria de Educação a época), por tê-la confiado tão honrosa missão de coordenar e elaborar junto com sua equipe, o projeto político pedagógico diferenciado da EJA, que promove a inclusão social de jovens e idosos com e sem comorbidades, atendendo em suas residências com já desejava o grande patrono da Educação brasileira, Paulo Freire.

O evento foi marcado por apresentações artísticas emocionantes, começando com uma dança do carimbó, executada pelos alunos Daniel e Valdilene, que encantaram o público com sua performance vibrante.

O recital de poesias pela Consciência Negra trouxe reflexões e inspiração, seguido de uma apresentação musical impactante: embalada pelos alunos Márcia e Daniel, que interpretaram a canção Eu Sou, cantada por WD, exaltando o orgulho e a força da identidade negra.

O encerramento foi marcado por uma sessão de fotos, celebrando os momentos vividos, e um coffee break, que proporcionou um espaço de interação e partilha entre os presentes.

Esse encontro culturalmente rico é apenas o início das celebrações que culminarão no dia 9 de dezembro, durante a Semana Cultural do município, em homenagem à emancipação política de Carrapateira.

O “Raízes da África” deixa uma mensagem clara: reconhecer, celebrar e valorizar as raízes africanas é essencial para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

São as palavras finais da coordenadora e Mestre Ana Tavares de França, para o público presente nesta noite encantadora.

Deixe uma resposta