EDUCAÇÃO

Secretária de educação de São José de Piranhas representa o Sertão em importante evento na UFPB, em João Pessoa

O encontro presencial de encerramento do curso de Formação Continuada do Programa Escola Integral em Tempo Integral, foi realizado no dia 22 de novembro, no auditório da reitoria na Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa com a seguinte temática: Políticas e Práticas de Escola em Tempo Integral na perspectiva da Educação Integral e teve com objetivo Compartilhar experiências de construção de políticas e práticas pedagógicas em Escola em Tempo Integral no âmbito das redes Estadual e Municipal de educação, marcando a culminância do processo formativo.

- PUBLICIDADE -

Participaram do encontro, a secretária de Educação Fabiana Alves Inácio e as coordenadoras pedagógicas, Cursistas do curso de Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral Izabel Maria de Matos e Maria Elivauma de Oliveira Fernandes.

A secretária Fabiana Alves foi convidada para compor a mesa no encontro, representando São José de Piranhas e demais municípios do Sertão da Paraíba participantes do curso ofertado pelo Ministério da Educação em parcerias com as Universidades Federais do Nordeste.

Durante o encontro a coordenadora pedagógica Elivauma Oliveira apresentou uma das tantas práticas exitosas realizadas nas escolas de Tempo Integral no município de São José de Piranhas. Na oportunidade foi apresentado o Projeto Geração de Sons, que ver a música e os instrumentos, inspiração para transformação de realidades. O projeto Geração de Sons é fruto de um trabalho intersetorial entre a Secretaria de Educação e a Secretaria da Cidadania e Desenvolvimento Social que resultou em uma atividade complementar da Escola em Tempo Integral Antônio Lacerda Neto e tem como objetivo reconhecer as potencialidades dos estudantes e despertar o interesse pela música, substituindo práticas recorrentes dos problemas sociais por uma atuação significativa na sociedade , além de criar grupos musicais, os quais já vem se apresentando em eventos da escola e do município.

A educação integral em tempo integral no município, visa consolidar uma formação plena, integrada e transformadora, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias, uma vez que as escolas assumem um papel mais ativo na formação das crianças e jovens, proporcionando atividades educativas, culturais e esportivas, que ocupam seu tempo de forma construtiva, contribuindo para a sua formação integral.

“Entender a educação como direito e não como mercadoria nos faz reconhecer e valorizar os educandos, educadores e seus saberes, e compreender que eles são sujeitos culturais que trazem na bagagem conhecimentos construídos em suas experiências sociais”, afirma a secretária Fabiana Alves.

Elivauma

Deixe uma resposta