A largos passos caminha a obra da construção da nova adutora de água de São José de Piranhas, Sertão da Paraíba. A equipe do portal Radar Sertanejo foi verificar o andamento da obra, que já entrou no perímetro urbano da cidade, pelo bairro Canaã, saída para Cajazeiras.
Construída pelo Projeto São Francisco para fazer a captação de água na barragem de Boa Vista até a Estação de Tratamento de Água (ETA) na cidade, a obra segue em ritmo acelerado e pode ser concluída em apenas metade do prazo estimado pela empresa. Estima-se que pelo menos 80% do trajeto da adutora já tenha sido concluído, e a expectativa do Prefeito Chico Mendes é de que a obra seja concluída antes do prazo preestabelecido.
A extensão total da adutora é de 12 mil metros e de acordo com o projeto essa obra será o suficiente para abastecer a cidade por pelo menos mais de 50 anos, mesmo considerando o crescimento populacional da cidade.
Entenda
A adutora de São José de Piranhas foi conseguida pelo prefeito Chico Mendes e sua base aliada, para que se pudesse dar uma solução efetiva para o problema de abastecimento de água na cidade, que já havia passado por colapso hídrico e vinha sendo abastecida por carros-pipa desde então.
Após ter realizado diversas viagens até Brasília e conseguido várias audiências, a adutora foi autorizada pelo Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que licitou a obra.
A adutora de São José de Piranhas é uma das maiores e de maior capacidade construídas na região. O diâmetro dos canos é de aproximadamente 400mm, dimensão quase três vezes maior que a última adutora construída na cidade de Cajazeiras, por exemplo. – Nossa adutora não será uma adutora qualquer, de 100 ou 150 milímetros. Vai ser uma adutora com 400 milímetros. Para você ter uma ideia é quase meio metro de diâmetro. Se fizermos uma comparação, a última adutora construída em Cajazeiras foi de 150 milímetros. Explicou o prefeito.
Por Lucas Santos
Radar Sertanejo