O piranhense Geraldo Amorim, vereador pelo PDT em João Pessoa, nesta última semana, usou a tribuna da Câmara Municipal (CMJP) para abordar diversos temas, como por exemplo, a 'Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata’, promovida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (AL-PB) com o lema 'Vergonha É Não Tocar no Assunto'.
“Parabenizo a Assembleia por essa campanha tão importante para lembrar aos homens que o câncer de próstata é curável, mas precisa ser diagnosticado logo no início. O exame chamado de 'toque' ainda é o mais eficiente para o diagnóstico precoce da doença. Mas a nossa população ainda é muito machista, por preconceito, os homens adiam esse tipo de exame, e muitos sequer tocam no assunto”, comentou Amorim.
O parlamentar apresentou dados da Secretaria de Saúde da Paraíba que apontam que o número de mortes por câncer de próstata entre os anos de 2001 e 2011 chegou a 2.151, o que representa um crescimento de 312% em relação aos dez anos anteriores. Ele ainda acrescentou que o número de casos de câncer de próstata aumenta de acordo com a idade dos pacientes, uma realidade que necessita de atenção, principalmente quando se atinge a faixa entre 40 e 50 anos, agravada entre homens de 70 anos.