A sede definitiva do Campus Catolé do Rocha do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) será inaugurada nessa segunda-feira, 1º de outubro. A entrega oficial do prédio no município do sertão paraibano será feita em conjunto pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, pelo reitor do IFPB, Nicácio Lopes, e o diretor geral do Campus, Caetano José de Lima.
A solenidade está marcada para iniciar às 9h. A obra teve um investimento de R$ 13.363.552 e ocupa uma área de 5.740,97m². O Campus do IFPB em Catolé fica na Rua Cícero Pereira de Lima, 227, no loteamento Fábio Mariz, nas proximidades da PB-323. Toda a comunidade acadêmica do IFPB está convidada, bem como autoridades municipais e estaduais.
O prédio conta com Blocos Acadêmicos e Administrativos, tendo 15 Salas de Aula e 15 Laboratórios. Há Laboratórios de Informática, Matemática, Biologia, Física, Química, Solos, Materiais, Topografia, Construções, Instalações Hidrossanitárias, além de Sala de Equipamentos Topográficos, entre outros. Os blocos também possuem salas de professores e coordenações de cursos.
Desde 2014, o Campus Catolé do Rocha do IFPB funciona em sede provisória, na Escola Municipal Celso Mariz, no bairro São José. Mas, as primeiras atividades da instituição na cidade começaram com um Centro de Inclusão Digital (CID) com cursos de capacitação. Em seguida, vieram turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Atualmente, são mais de 200 estudantes matriculados no curso técnico integrado ao Ensino Médio em Edificações (presencial), técnico subsequente em Segurança no Trabalho e Secretariado (ambos na modalidade EaD) e nos cursos de capacitação do programa MedioTec. O campus Catolé atende muitos estudantes de cidades vizinhas e até do Rio Grande do Norte.
O Campus conta com 18 técnico-administrativos e 19 professores. Além do DG Caetano Lima, a equipe é formada pela Diretora de Ensino, Suzany Cecília, e pelo Diretor Administrativo, Raniery Antunes. O IFPB tem presença marcante na região sertaneja por meio de vários projetos de extensão e pesquisa.
Entre as atrações culturais da festa de inauguração, estão programadas a Banda da Escola Cidadã Integral (ECI) Obdulia Dantas, regida pelo Maestro Hercílio Fé Sousa Neto, e o Grupo Educomunicar, um coral da Língua Brasileira de Sinais (Libras) da ECI Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Belém do Brejo do Cruz. O grupo musical Beradêro, criado pelo artista Chico César, é outra atração artística da festividade.
Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB