Está sendo especulada pela mídia nacional a indicação do cardeal Odilo Pedro Scehrer, de São Paulo como um forte candidato a ser sucessor do Papa Bento XVI, por sua vez Dom Aldo Pagotto (Arcebispo da Paraíba) ressalta "Estamos torcendo pelo cardeal Pedro Scehrer por ser brasileiro e a liderança ativa e trabalho que desenvolve em São Paulo".
O anúncio da renúncia do Papa Bento XVI, na segunda-feira (11), pegou os fiéis da Igreja Católica de surpresa, a princípio por não ser corriqueiro um Papa renunciar seu cargo, todavia segundo Dom Aldo "a igreja encarou o gesto do Papa como um ato de coragem e desapego ao cargo".
Bento XVI estava no cargo desde 19 de abril de 2005, e para Pagotto a renúncia "foi um gesto de grandeza e sabedoria por estar com um estado de saúde debilitado, e não poderia mais permanecer no cargo. Foi calculista, humilde e não se apegou ao cargo, acredito que foi de uma grandiosidade por estar a serviço da igreja".
O Papa permanece até o dia 28 deste mês no cargo, todavia ainda não se tem a informação de como Bento VXI passará a ser chamado, o Arcebispo da Paraíba afirma que ele poderá continuar morando no Vaticano, mas não sabe como passará a ser seu título.
A seleção do novo Papa será realizada entre 15 e 20 de março, através do processo de votação chamado de conclave, que ocorre a portas fechadas, quando cardeais de diversas nacionalidades decidem quem será o próximo pontífice.
Clickpb