Brasil

Meteorológicos preveem uma das maiores secas no NE

adalPrevisão das Chuvas para o trimestre de Abril a Junho no Nordeste Brasileiro é de permanência de chuvas abaixo da média, de acordo com o relatório apresentado ao final do encontro acontecido em Recife, nos dias 20 e 21 de março, que reuniu técnicos especializados em clima, além de representantes das principais instituições voltadas para o estudo climatológico no País.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o relatório, o Oceano Atlântico Tropical manteve a condição de resfriamento no setor sul e aquecimento no setor norte, comportamento este que favorece a permanência da zona de convergência intertropical – (principal sistema meteorológico responsável pela ocorrência de chuvas no semiárido nordestino), para posições mais ao norte da linha do equador, o que não favorece chuvas regulares na nossa região.

Os técnicos não descartam, no entanto, a possibilidade de ocorrências de chuvas de intensidade moderada a forte, com alta variabilidade temporal e espacial em áreas da região nordeste.

Um dos estudiosos do assunto, Adalberto Nogueira, se disse desanimado com as previsões e cobrou do governo Federal e do paraibano uma política séria para amenizar os efeitos da seca no sertão do estado.

 

Com VOX7

Deixe uma resposta