Tradição dos grupos de caretas é adiada para depois da pandemia, em São José de Piranhas
A malhação do Judas, uma cultura popular bastante tradicional durante a Semana Santa na cidade de São José de Piranhas, este ano teve que ser adiada devido o decreto municipal que prorrogou as medidas restritivas que visam conter a disseminação do novo coronavírus no Município.
A decisão foi tomada pelos participantes, após os grupos de caretas seguirem as orientações de enfrentamento à Covid-19 e receberem a confirmação do Poder Público Municipal, Setor de Vigilância Sanitária e Secretaria de Cultura local, para que a folclórica Festa dos Caretas, que acontece em vários bairros da cidade, fosse adiada para depois da pandemia. Em anos anteriores, a malhação do Judas acontecia sempre na Sexta Feira da Paixão.
A Festa dos Caretas é uma das mais antigas e importantes manifestações folclóricas do interior nordestino. A tradição vem sendo cultuada desde o fim do século XIX. Os homens de máscaras, chocalhos, saiotes e também vestidos com roupas esfarrapadas, invadem as ruas e sítios arrecadando doações para a brincadeira. Trata-se de uma mistura do sagrado e do profano.
Depois de muitas décadas, este ano a Semana Santa é silenciosas nas ruas de São José de Piranhas, não tem os caretas que quebram a rotina, fazem barulho, andam em bando e pedem donativos para a malhação do Judas. Porém, depois da pandemia da Covid-19 a festa folclórica será realizada na cidade, mesmo sendo fora de época.
Radar Sertanejo