Em meio à suspensão das atividades escolares em todo o país em decorrência da pandemia de coronavírus e a incerteza em relação a quando as salas de aula poderão voltar a ser ocupadas pelos estudantes, a secretária municipal de educação preocupada com a situação tem evidenciado esforços no sentido do diálogo constante com os gestores escolares, via WhatsApp para garantir o zelo pelos ambientes escolares, além de sugerir à coordenação pedagógica das escolas para que mantenham contato com os alunos através de mensagens virtuais.
A secretária também vem realizando reuniões virtuais com a equipe pedagógica em cuja pauta está incluída a discussão sobre o calendário escolar com aulas presenciais após pandemia.
Ainda tem sido ventilada, importância de um plano de acolhimento dos alunos no retorno escolar logo que a pandemia esteja superada e possamos ter garantida a segurança sanitária.
Aberta para receber sugestões, a secretária de educação, Fabiana Alves, através de grupo no WhatsApp, posicionou-se no sentido de que o Conselho Municipal de Educação também compartilhassem sugestões de iniciativas que venham a garantir os direitos de aprendizagem dos nossos alunos diante desse tempo de desafios para a educação.
Somos cônscios de que tudo isso que ora estamos enfrentando podem causar pânico, medos e incertezas, mas nos munimos de coragem, lucidez e, sobretudo, empatia para enfrentarmos os desafios que não são poucos!
Acreditamos que dias melhores virão e esse momento difícil vai passar e juntos estaremos mais fortes.
Por fim um convite aos nossos alunos, seus familiares e todos os profissionais de educação para que estejamos conectados com pensamentos positivos e por enquanto, por momentos virtuais.
Concluindo, a secretária de Educação, Fabiana Inácio, chama a atenção de todos para o cumprimento das determinações do gestor municipal nos decretos publicados. Portanto Fiquem em casa!