CNJ repercute ações adotadas na Comarca de Conceição para o retorno das sessões do Júri
O site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) repercutiu, nesta sexta-feira (21), reportagem produzida pela Gerência de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba sobre as medidas adotadas na Comarca de Conceição para o retorno das sessões presenciais do Tribunal do Júri com o máximo de segurança. Dentre as ações a serem seguidas, estão testagem dos jurados para diagnóstico do coronavírus (Covid-19), distanciamento do mobiliário e transmissão do julgamento ao vivo por meio de um canal no YouTube.
As sessões do Tribunal do Júri na comarca estão agendadas para os dias 19, 21 e 23 de outubro e todas são referentes a réus presos. De acordo com o titular da unidade, juiz Francisco Thiago da Silva Rabelo, todas as medidas adotadas são essenciais para garantir a segurança dos participantes e, por isso, estão sendo preparadas com tamanha antecedência. Além disso, o magistrado considera a transmissão ao vivo uma alternativa para evitar a aglomeração durante a sessão, que também será transmitida pelo Canal Vale do Piancó Notícias.
“O procedimento de júri tem muita gente, por ser o julgamento de um crime muito grave e pelo próprio rito. Por causa da situação provocada pela Covid-19 e para evitar a aglomeração de pessoas, assim como para garantir a publicidade, começamos a nos preparar para realizar esses júris em segurança. Além disso, é preciso dar uma resposta à família da vítima e ao próprio acusado, que tem o direito ao seu julgamento”, frisou o juiz Thiago Rabelo.
Para ler a matéria na íntegra no site do CNJ, clique em Júri.
Gecom-TJPB