Destaque 1Paraíba

Mortes por Covid-19 superam a população de 28 municípios da PB

joao-UTI idosos-foto jose marques7.JPG
Foto: Reprodução/Secom-PB

Na quinta-feira, dia 17, a Paraíba atingiu duas marcas no momento de retomada do crescimento de casos da Covid-19. Com novos 1.278 casos e 20 óbitos diários, o estado volta a ter uma sequência de dois dias com o registro de casos diários acima de mil e ainda o acumulado de 3.507 paraibanos vítimas fatais da doença.

- PUBLICIDADE -

No total são 157.396 casos, 3.507 óbitos e 122.219 casos de pacientes considerados recuperados. A última vez que o estado contabilizou mais de mil casos diários foi de 11 a 12 de agosto. O número de mortes em decorrência do agravamento do novo coronavírus é superior à população estimada de 28 cidades paraibanas.

Se concentrado, o montante poderia extinguir a vida humana em Gurjão, São Francisco,Cajazeirinhas, Serra da Raiz, São Domingos, Tenório, Ouro Velho, Frei Martinho, Mato Grosso, Serra Grande, Várzea, Lastro, Carrapateira, Joca Claudino, São Domingos do Cariri, Algodão de Jandaíra, Bom Jesus, Curral Velho, Santo André, Passagem, Zabelê, Amparo, Areia de Baraúnas, Quixaba, Riacho de Santo Antônio, Coxixola, São José do Brejo do Cruz e Parari. Isto de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam menos de 3,5 mil habitantes em cada uma das cidades.

O estado também chegou à marca de 505.037 testes para o diagnóstico da doença já realizados, contabilizando casos em todos os municípios e confirmando mortes em 188 delas. Dos 20 óbitos confirmados, 13 ocorreram entre a quarta-feira e a quinta-feira datados de 15 de maio a 17 de dezembro. A faixa etária entre as vítimas foi de 37 a 94 anos.

Três não possuíam comorbidades e os demais apresentaram hipertensão, diabetes, cardiopatia, tabagismo, doença renal, doença neurológica e obesidade como fatores de risco associados à covid-19. Quatro falecimentos ocorreram em hospitais privados e os demais em hospitais públicos, distribuídos entre residentes de João Pessoa (7), Sousa (3), Picuí, Serra Branca, Teixeira, Santa Rita, Guarabira, Cajazeiras, Pombal, Aparecida, São Sebastião de Lagoa da Roça e Cacimba de Dentro. Outras 33 mortes estão sendo investigadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

REDAÇÃO COM JORNAL A UNIÃO

Deixe uma resposta