De 1º de janeiro até o dia 31 de dezembro de 2020, 22 médicos morreram por Covid-19 na Paraíba, de acordo com o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). Os casos de infecção pelo novo coronavírus começaram a chegar na Paraíba no mês de março, quando também foi decretado o estado de calamidade pública pelo Governo do Estado.
Entre as mortes de médicos registradas por Covid-19 está a do médico cardiologista Marco Aurélio de Oliveira Barros, que morreu no dia 1º de agosto aos 85 anos em um hospital privado de João Pessoa. Ele é natural de Campina Grande. Marco Aurélio foi um dos fundadores do Hospital Samaritano, hospital privado de João Pessoa.
Ele também foi professor e exerceu várias funções importantes na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Presidiu a Academia Paraibana de Medicina no biênio 2006/2008, e, atualmente, mantinha atendimento regular no seu consultório e no Hospital Samaritano.
Também morreu após a infecção pelo novo coronavírus a médica Maria de Fátima Cartaxo Costa de Araújo, aos 68 anos, em João Pessoa, no dia 19 de setembro. Ela atuava na área de geriatria. De acordo com o Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), Maria de Fátima passou mais de um mês internada, tratando a doença em um hospital particular da capital.
O ortopedista e traumatologista Manoel Beirão Boulitreau também faleceu pela Covid-19 em 17 de dezembro. O fato aconteceu dois dias depois da esposa dele, a pediatra Vilma de Lourdes Torres Soares Boulitreau, morrer também por Covid-19.
No dia 29 de dezembro, o médico radiologista Azuir Lessa da Silva morreu aos 95 anos também por complicações da Covid-19, em João Pessoa. Ele estava internado em um hospital particular da capital. Azuir Lessa foi um dos médicos homenageados pelo CRM-PB na Semana do Médico 2020, recebendo a Comenda Lucas – Médico de Homens e de Almas, por 65 anos de formação e dedicação à medicina.
.
G1 PB