O CAPS-I Socorro Batista e a Secretaria Municipal de Saúde de São José de Piranhas, realizou esta semana um evento em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio.
Seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, o evento contou com a presença dos usuários do serviço. Na ocasião, houver palestra educativa, exibição de filmes e distribuição do almoço dos usuários para levarem para degustar nos seus domicílio, a fim de evitar a retirada da máscara no local do evento.
O Movimento da Luta Antimanicomial caracteriza-se pela humanização no cuidado com os indivíduos com sofrimento psíquico, luta pelo exercício dos direitos à liberdade e marca a transformação da assistência psiquiátrica brasileira, propondo que o atendimento seja feito em serviços substitutivos ao invés do modelo asilar. No Brasil a data é lembrada no dia 18 de maio. Uma luta que ganhou força no contexto da abertura da ditadura militar, quando surgiram as primeiras manifestações no setor de saúde.