BERNARDINO BATISTA

Vereadores da Oposição batistense se destacam na fiscalização da aplicação e gestão do dinheiro público

Os vereadores da bancada de Oposição de Bernardino Batista, têm se destacado no Alto Sertão e na Paraíba como representantes que têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento.

- PUBLICIDADE -

Os quatro mosqueteiros da bancada da Oposição de Bernardino Batista são os vereadores Allison Ruy Tomé dos Santos (Professor Ruy), Idiamim Bernardino de Abreu, Vicente Egídio Neto (Vicente de Helena) e Sebastião Estrêla Batista (Bastim de Albuino).

Já são treze denúncias protocoladas junto ao Egrégio Tribunal de Contas (TCE-PB) e ao Ministério Público (MP-PB).

O vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na Câmara Municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática.

São os vereadores que julgam as contas públicas do Município, o que acontece todo ano, com a ajuda do Tribunal de Contas do Estado que é o órgão que assessora na fiscalização do próprio Poder Legislativo.

O ato de fiscalizar torna mais equilibradas as ações do Poder Executivo. Isso é essencial para que o poder do prefeito não se torne tão grande que o deixe acima da lei, como um monarca ou um ditador.

Compete ao vereador avaliar permanentemente as ações do Prefeito. Conforme disposição do artigo 31 da Constituição Cidadã, “a fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei”.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB 604

Deixe uma resposta