As aulas presenciais na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do campus de João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 2 de maio, após dois anos de atividades remotas devido à pandemia da Covid-19.
No IFPB, em continuidade ao planejamento para o retorno ao ensino presencial, diversas reuniões e ações foram executadas nos últimos meses, com a finalidade de analisar o cenário pandêmico e as necessidades estruturais do IFPB campus João Pessoa para o retorno completo de atividades.
Após avaliação realizada neste mês de abril, a direção-geral publicou o ofício circular nº 11/2022, que esclarece alguns pontos referentes às discussões realizadas quanto ao planejamento da mudança da Fase 5 – Consolidação do Ensino Híbrido para a Fase 6 – Retorno ao Ensino Presencial, na próxima segunda-feira, dia 2 de maio.
As discussões vêm sendo realizadas com os estudantes e suas representações, responsáveis legais, docentes, técnicos-administrativos, Sintefpb e comunidade em geral, bem como no âmbito da Pró-Reitoria de Ensino do IFPB, do Colégio de Dirigentes (Codir), da Comissão Local de Acompanhamento das Atividades de Ensino Não Presenciais e do Comitê.
Nos encontros, foram discutidos pontos importantes para o retorno ao ensino presencial, como: necessidade de atualização das regulamentações vigentes; intervenções na infraestrutura do campus; acompanhamento dos indicadores referentes à situação epidemiológica no estado da Paraíba e no Município de João Pessoa; e acompanhamento do indicador de cobertura vacinal da comunidade acadêmica do Campus João Pessoa.
Com o retorno das atividades presenciais será ampliado o horário de funcionamento da Secretaria Acadêmica do Campus João Pessoa, que irá atender das 7h às 21h.
Na UFCG
Já o UFCG, após dois anos sem atividades acadêmicas presenciais devido às medidas de segurança para o combate à propagação da Covid-19, a Universidade Federal de Campina (UFCG) se prepara para receber os alunos na próxima segunda-feira, dia 2, com início do período letivo 2021.2, cujas atividades serão ofertadas prioritariamente na modalidade presencial, podendo, excepcionalmente, ser ofertado componente parcialmente presencial ou remoto.
O reitor Antônio Fernandes falou sobre sua expectativa quanto ao retorno às atividades acadêmicas presenciais. “Ansiedade, pela consolidação do que planejamos com esmero – a prática do trabalho desenvolvido pela administração central para o acolhimento dos nossos estudantes. E, comprometimento, com a segurança sanitária – somada às ações de assistência estudantil e à humanização do atendimento aos nossos alunos em suas demandas. As nossas boas-vindas têm na sua essência votos de um feliz recomeço, mesmo aos que iniciam sua vida acadêmica, pois este é o sentimento deste tempo”, declarou.
A pró-reitora de Ensino, Viviane Ceballos, conta que o setor tem adotado serenidade e cautela para garantir um retorno seguro que preserve a saúde de todos.
“Para o próximo período letivo 2021.2, a UFCG se preparou consultando seus discentes e docentes sobre as condições de retorno à presencialidade, a exemplo do mapeamento sobre a vacinação, moradia, uso de e transporte público, sobretudo, da comunidade discente. Os dados da consulta propiciaram o debate com os membros da Câmara Superior de Ensino (CSE) e a elaboração da Resolução N° 06/2022. Nesse contexto, a PRE dá as boas-vindas à sua comunidade acadêmica”.
“Será um momento especial de reencontro da comunidade acadêmica”, adianta a pró-reitora de Assuntos Comunitários, Angélica Sátyro, que informou que está sendo preparada uma recepção especial para os estudantes. “A UFCG receberá os discentes com música, muita alegria e com um local especial que faz alusão aos 20 anos da UFCG. Será um espaço para os estudantes registrarem o retorno nas suas redes sociais. Na cidade do Maior São João do Mundo, um trio de forró pé-de-serra fará uma apresentação, garantindo muita animação para nossos estudantes”, revela.
A acolhida será conduzida pela pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Gisetti Brandão. Ela informa ainda que serão divulgados vídeos nas redes sociais em que a gestão superior dará as boas-vindas à comunidade acadêmica. Haverá cartazes com QR Code com o mapa do campus e informações sobre a estrutura da UFCG, facilitando o deslocamento dos estudantes, especialmente daqueles que ingressaram na instituição durante a pandemia e, por isso, não vivenciaram o ensino presencial.
“Após essa acolhida na entrada do campus, vamos direcioná-los para os seus centros de ensino e unidades acadêmicas, que realizarão suas respectivas recepções”, diz.
UEPB e UFPB
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) retornaram às atividades presenciais para o período letivo 2021.2.
Na UEPB, desde o dia 25 de abril, todas as atividades estão sendo desempenhadas de forma presencial, sem intermédio de formatos remotos. No entanto, de acordo com informação da pró-reitoria, professores e alunos têm liberdade para optar pelo formato remoto, em comum acordo.
Seguindo a Resolução nº 45/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB, a retomada das atividades presenciais está respeitando algumas excepcionalidades.
Enquadrados no grupo de risco, professores com alguma comorbidade ou com 60 anos ou mais podem optar por ministrar suas aulas em formato remoto, ainda em consonância com a resolução do Consepe.
WSCOM