Em caso semelhante ao de Monte Horebe, TRE cassa 4 vereadores de Nazarezinho por fraude à cota de gênero
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba rejeitou, nesta segunda-feira (11), recurso eleitoral e manteve a cassação de quatro vereadores e suplentes do partido Cidadania, em Nazarezinho, no Alto Sertão da Paraíba.
Com a decisão, tiveram os diplomas cassados com a ação de investigação judicial eleitoral (AIJE), ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, os vereadores: Dayson Vieira da Silva, Antônio do Vale Filho, Osório Ferreira Miranda e Francisco Lucas Vieira de Carvalho, além das suplentes Francisca Lira de Araújo, Fabia Alves de Sousa e Virginia Leite Silva e dos suplente Lins Luiz Antônio Maciel, Francisco Sarmento da Silva.
O motivo da cassação é fraude à cota de gênero, (candidaturas laranjas) para o registro de candidaturas na eleição proporcional de 2020. Segundo a Justiça Eleitoral, duas candidatas obtiveram apenas 2 e 4 votos, consequentemente, por não ter feito campanha eleitoral em benefício da própria candidatura.
O caso é semelhantes ao de Monte Horebe, onde nove vereadores do partido MDB foram cassados no mês passado por candidaturas laranjas para preencher a cota de gênero feminino.
Radar Sertanejo