Consolidando o espaço entre os circuitos de festivais brasileiros, que vai muito além das grandes cidades, as exibições cinematográficas se estendem até o sertão nordestino. Acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto o Festival Cinema com Farinha – Festival Audiovisual do Sertão Paraibano, que terá sua quarta edição em Patos, cidade do sertão paraibano.
Na programação deste ano, além das mostras competitivas de ficção, documental e animação, os destaques serão as mostras especiais Sertão, com produções locais, e de filmes convidados, que exibirá os longas ‘Alumia’, de André Ferraz e Carol Vergolino, e ‘Garapa’, de José Padilha.
A abertura do festival acontecerá na sexta, dia 27, com o início das mostras competitivas. Serão exibidos os curtas ‘Celebridades Anônimas’, ‘Ser Humano’, ‘Vela ao Crucificado’, ‘Vírus’, ‘Espetáculo – O Mágico e a Domadora’, ‘Direita é a mão que você’, ‘O Divino, de Repente’ e ‘Do Morro?’. Na mostra especial será exibido o filme ‘Alumia’.
No sábado, dia 28, a mostra competitiva exibirá os curtas ‘Muitos Anos de Vida’, ‘O Retorno de Saturno’, ‘Aos Pés’, ‘Maria de Kalú’, ‘A Pensão dos Caranguejos’, ‘Aula de Yoga .34’ e ‘Simpatia do Limão’. Na mostra especial será exibido o longa ‘Garapa’, de José Padilha.
No domingo, a programação estará voltada para a exibição de curtas locais e a cerimônia de premiação. Na mostra Sertão serão exibidos os curtas ‘1930: O Sertão no Brasil’, ‘Francisca: A Fé de um Povo’, ‘Aos Pés das Preacas’, ‘Sobre Vidas’ e ‘Homos’. A programação encerará com a premiação e exibição dos curtas vencedores.
O Festival Cinema com Farinha é promovido pela DS Produções e este ano será realizado sem apoio financeiro de empresas privadas e instituições públicas. "Apesar do festival já ter consolidado seu espaço e reconhecimento entre os eventos de cinema do país, haja visto o número de inscrições e a participação de vários estados, ainda não temos o apoio local de empresas e dos governos municipal e estadual, como geralmente acontece em cidades bem menores do que Patos", destacou o jornalista Deleon Souto, diretor do Festival.
"Independente de não contarmos com parcerias das empresas, ou mesmo, das secretarias de cultura do estado e município, realizaremos o festival dando o mesmo enfoque cultural. Continuaremos proporcionando este espaço de encontro para discussão e exibição da produção audiovisual brasileira".
Os filmes serão exibidos no auditório do Guedes Shopping e todas as sessões de filmes no Festival serão abertas ao público e terão entrada franca.